sábado, 6 de novembro de 2010

Olhar de Longe



By Dudu Guedes

Ontem no trabalho ouvi a sábia frase de um amigo: "o olhar de longe é sempre mais belo, enquanto o olhar de perto aponta os problemas". Não estávamos falando puramente de relações humanas, mas sim da apresentação de um trabalho feita para o presidente da empresa. De fato, a reunião foi bastante conturbada, mas as palavras me fizeram pensar em um contexto muito maior.

O olhar de longe em geral é repleto de ideologias e idealizações, permite que a nossa mente voe no céu que nos mesmos construimos e que, em geral, é mais confortante, sem turbulências esperadas. Como na música em que um pingo de tinta se transforma numa linda gaivota a voar no céu. São os olhos infantis de um mundo com poesia na expectativa inconsciente que nós mesmos programamos, quase como antecipação de um futuro que desejamos ou de um passado que não esquecemos.

O olhar de longe é o querer, enquanto o olhar de perto é o perceber. Por isso, tantas vezes, nós sentimos frustados diante de tantas situações. Não pelo acontecimento em si, mas sim pela percepção consciente de uma realidade com ingredientes inesperados.

Não é errado sonhar, muito pelo contrário. Acredito que a prática de bons pensamentos deve ser um exercício diário como forma de trabalhar a fé e gratidão. Estudos científicos já comprovaram que um único sorriso é capaz de transformar um ambiente inteiro. Gratidão pura e simplesmente pela existência, pela possibilidade de viver e vivenciar, pela saúde confortante e até pela dor sufocante que nos fortalece e faz crescer. E a fé que nós permite seguir em frente e acreditar num plano muito maior, um desenho de sabedoria feito pelas mãos de um jardineiro que sabe a hora exata de regar ou secar.

Entretanto, não deveríamos deixar que o olhar de longe influencie a realidade ou atitudes. Que seja possível olharmos juntos na mesma direção. Que seja possível olhar de perto para longe. Para um infinito de possibilidade. Que a sabedoria infantil sirva para cultivar nossos sonhos adultos. Amem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário