domingo, 8 de novembro de 2009

Método Pilates e Esportes com Prancha






A seguir texto do meu treinador de natação, Paulao, publicado em uma das revistas mais conceituadas do meio ... Muito bom, Paulão !!

http://www.revistapilates.com.br/2009/10/16/metodo-pilates-e-esportes-com-prancha/

"Os exercícios para Pilates são baseados em fortalecimento muscular com alongamento, não é só usado para o condicionamento físico, mas também para reabilitação, podendo tratar uma variação de patologias diversas.
Em estudos recentes, devido ao grande crescimento do esportes com prancha como, surf, skate, kite-surf e wakeboard e etc, o método pode ser utilizado para um aprimoramento do condicionamento físico ou prevenção de lesões, principalmente na coluna lombar.

Na parte de condicionamento físico, o Pilates trabalha diversos grupos musculares simultaneamente através de movimentos suaves e contínuos, enfatizando a concentração e alinhamento postural.

No alinhamento postural, trabalhamos e fortalecemos o nosso core, mais conhecido como powerhouse, formado pelos músculos abdominais, coluna e região pélvica. Com o fortalecimento do core, na hora de realizar qualquer manobra, a postura não fica sobrecarregada, e a coluna tem uma mobilidade maior na execução de manobras desde as básicas como as mais avançadas, com movimentos mais suaves e a pelve mais estabilizada;

Durante os exercícios temos que focar a qualidade e não a quantidade na execução dos movimentos, fazendo com que o aluno/atleta sinta o tônus muscular (trabalho de contração e percepção muscular sem exageros).



O Pilates desenvolve um trabalho de equilíbrio cujo o objetivo é não sobrecarregar a musculatura e, sim, desenvolver um trabalho mais específico para determinadas modalidades esportivas.



Nos esportes com prancha os benefícios que o Método Pilates pode trazer são:
Aumento de coordenação neuromuscular, sendo um trabalho mais funcional e específico para o movimento de esportes com pranchaSurf: fortalecimento da região lombar no momento em que está deitado na prancha realizando a remada;


Surf / Kite- Surf / Skate / Wakeboard: o trabalho de tonificação muscular auxilia e melhora na contração isométrica no momento em que está em pé na prancha e em todas as fases de execução de manobras (parte inicial e parte final do movimento). Assim, suporta uma maior carga nas articulações e coluna cervical e lombar;

Aumento da mobilidade tóraxico – lombar na execução de manobras sem prejudicar a biomecânica dos movimentos;

autor: Paulo Roberto Onorato

2 comentários:

  1. MUITO OBRIGADO DUDU, VI O COMENTÁRIO NO SITE DA REVISTA E TBM POR AJUDAR A DIVULGAR NO SEU BLOG....ALUNOS COMO VC FAZ UMA GRANDE DIFERENÇA NA CARREIRA DE UM PROFESSOR, NOS FAZ QUERER CADA VEZ MAIS CRESCER SEM VISAR SÓ O LADO FINACEIRO, NÓDS MOTIVA A VENCER UM LEÃO POR DIA EM UMA CARRERIA ONDE A FALTA DE ÉTICA PROFSISSIONAL É O Q PREVALECE...AMIGÃO , MAIS UMA VEZ AGRADEÇO DO FUNDO DO CORAÇÃO!!!

    ABRAÇÃO
    PROF PAULO

    ResponderExcluir
  2. VALEU MEU AMIGO DUDU PELA FORÇA !!!
    ABRAÇÃO

    ResponderExcluir