quarta-feira, 10 de março de 2010

2 voos de superacao ...



Dia 7 de marco. Um domingo que ficara na memoria de 3 amigos. 2 historias diferentes, mas com emocoes tao parecidas. 2 voos de superacao motivados por necessidades distintas, mas com certeza muito especiais.

Os amigos sao Cleyton e Paulo Honorato. O primeio, voador novato, mas muito habilidoso, que no entanto, esta vencendo a barreira mental de superar o trauma de seu acidente e retornar com seguranca ao esporte. O outro, eh Paulo Honorato, grande amigo e instrutor de natacao, que muito me ajudou a vencer a lesao do meu joelho no ano passado, e dotado de um bom humor raro. 2 figuras abencoadas, com as quais tive o grande privilegio de compartilhar esta tarde de especial de domingo.

Chegamos em Sao Vicente por volta das 15h30. Condicao perfeita, com vento moderado, alinhado de frente e obviamente, rampa cheia. Muitos pilotos estampados no ceu, acima da altura da rampa, e varios outros na fila para decolagem.

Avaliamos a condicao, e apos observar algumas decolagens, Cleyton decidiu decolar. Checamos equipamento e aguardamos nossa vez. Ansioso, mas decidido a superar o seu bloqueio (apenas psicologico na minha opiniao). Um olhar distante nao disfarcava sua aprensao natural do primeiro voo de retorno apos o acidente. Comentarios variados de outros pilotos pareciam nao ajudar a manter sua mente no presente. Mentalize uma decolagem perfeita e o seu pouso, me dizendo: "big fly, uhhu, pousei, to amarradao", tentei para ajudar a centralizar seu pensamento.

Pernas bambas, mas pulso firme, puxou a vela para cima, estabilizou na cabeca e correu para a decolagem ... Um, dois, tres passos, na corrida final rumo ao seu voo ... mas no ultimo instante, abortou a decolagem, com seguranca. Me disse que nao estava preparado. Mente presa no passado e medo do futuro. O desafio nao era voar, mas sim dominar seus pensamentos. Paulao tambem tentou ajudar com algumas palavras de incentivo. Mas decidimos esperar um pouco mais, era o tempo da rampa esvaziar e ficarmos mais a vontade para decolar. E mais do esvaziar a rampa, principalmente esvaziar os pensamentos que dominavam seus passos. Sem problemas. Uma decisao sabia, nada de ansiedade, pensei.

Mais uma meia hora, a condicao ficava ainda mais serena, e finalmente a rampa vazia. Mas sera que sua mente tambem teria esvaziado ? Como um incentivo, eu lhe disse: "vamos, eh a sua hora". Parecia o impulso que faltava. Cleyton levantou-se, desta vez firme, e reequipou-se com uma postura decidido a superar-se. Vela na cabeca, correu para uma decolagem perfeita. "Relaxa, voce esta voando, linda decolagem", lhe disse pelo radio. Voou reto ate a praia, praticamente sem curvas e fez uma aproximacao perfeita, pousando com seguranca. "Pousei bem, big fly", ele me disse pelo radio apos uns 15 minutos de voo. Missao cumprida, pensei, agora falta o Paulao.

Pegamos o equipamento de voo-duplo, equipamos, fizemos um treino simulando a decolagem e chegava mais perto nossa hora de decolar. Paulao parecia tranquilo, olhar calmo, sereno, sem medo. Pedi para que ele mentalizasse um pedido especial, mas que nao precisava me dizer o que era. Esperamos 2 ou 3 decolagens (congestionamento nao eh so na sexta-feira em congonhas nao ...), e finalmente chegou nossa vez.

Paulao correu de maneira perfeita, e finalmente nos lancamos nesta nova atmosfera. Uma ambiente novo, onde o espaco e tempo parecem ter um relogio diferente ... Em poucos segundos (ou minutos, nao sei dizer), Paulao comecou a gritar de alegria. Um grito misturado com um choro de crianca, que parecia limpar sua alma. "Obrigado, obrigado, dudu", ele gritava entre um soluco e outro. "Nao vou nem tirar foto ... obrigado, obrigado", completou, parecendo querer aproveitar intensamente cada instante daquele momento tao magico.

No ar, parece que estamos na terra do nunca ... somos todos criancas revivendo sonhos infantis de tocar o ceu e mudar a perspectiva da nossa vida, com uma visao das alturas, um olhar digno dos deuses. Ainda em voo, Paulao me confidenciou: "meu pedido foi para que deus continue me abencoando com amigos especiais como vc". Sem duvida, o privilegio era meu por simplesmente ter uma companhia tao especial ...

Voamos proximo ao relevo, acima das arvores, subindo e descendo em como um elevador imaginario ... Voamos em cima das ruas, do teleferico, e bem perto dos predios. Aos poucos, Paulao relaxava ainda mais e tirava fotos e mais fotos.

Chegou a hora do pouso, e em funcao do pouco vento, comecamos a fazer algumas manobras mais intensas para pousarmos na grama. Um ou dois pendulos forcados, e alinhamos reto no pouso. Enfim tocamos o chao e um abraco em silencio pareceu eternizar aquele momento.

No pouso, nos reunimos novamente os 3. Todos com a mesma alegria. Cada sorriso revelava uma superacao e conquista diferente, mas todos vitoriosos.

Paulao me disse que parecia mais leve, seus problemas pareciam ter ficado no ceu. Como um marco que anunciava o inicio de uma nova fase, um novo Paulo, um novo sorriso. E ja falava em comecar o curso de parapente.

Cleyton parecia em extase. Poucas palavras, mas um sorriso que nao cabia no rosto. Um sorriso de libertacao. Depois me disse que se sentia mais vivo. E que na sua caminhada ate o carro, o ambulante lhe disse: "que deus abencoe voce no ar em cada voo que fizer" ... Mais do que bencao divina, era importante aprender a ler os sinais que o universo transmite.

Para mim, uma tarde de muito aprendizado. Como disse, o ceu tem um relogio diferente. Parecia que eu tinha vivido 5 anos em 1 tarde ... Obrigado, meus amigos.

Por fim, na despedida, no carro, Paulao me perguntou: "me manda as fotos ? E vai escrever no blog ?"

Ai esta Paulao. Nao poderia deixar passar em branco uma historia tao rica como esta ... Namaste.



















14 comentários:

  1. SEM PALAVRAS....UM TEXTO MARAVILHOSO..SÓ TENHO A AGRADECER POR TUDO: PELA AMIZADE, PELA PESSOA DE CORAÇÃO DE OURO Q É, UMA PESSOA SEM MALDADE....ESPERO Q ESSE SEJA O PRIMEIRO DE MUITO VOOS....PRA MIM O TEXTO FOI PERFEITO...ESTAVA TÃO CALMO E SEGURO Q NÃO VIA A HORA DE EXPREMENTAR A SENSAÇÃO MARAVILHOSA E LIBERTADORA Q É VOAR..COMO TE FALEI DUDU, ESTAVA COM MEDO DE GOSTAR DE PARAPENTE...AGORA JA ERA...GOSTEI!!...KKKKKKKKKKKKKKKKKK...O MAIS BONITO E A SENSAÇÃO DE BÊNÇÃO DESSE VOO, FOI Q QUANDO NOS "EMBARCAMOS" FOMOS ABENÇOADOS COM UM POR DO SOL DE FIM DE TARDE Q ILUMINOU TUDO E DEIXOU O VOO MAIS DO Q PERFEITO...SERÁ UM DIA MAIS DO Q INESQUECIVEL !!!
    DUDU, ESPERO NUNCA PERDER O CONTATO COM VC, VC É DAQUELAS PESSOAS Q ESTARÁ SEMPRE NO MEU CORAÇÃO E É MAIS DO Q UM AMIGO!!
    UM SUPER ABRAÇÃO
    PAULO

    PS: MANDA UM ABRAÇÃO PRO CLEYTON E UM BJ PRA MIRELA E PRA PEQUENA VALENTINA!!!

    ResponderExcluir
  2. A Perfect Day!!!
    Parabéns para os 3!!!

    Um super abraço,
    Carol (irmã do Paulo)

    ResponderExcluir
  3. Voando na minha terra... Dá pra ver a cada dos meus pais!!rs
    Parabéns!!!

    Andréa Caichjian

    ResponderExcluir
  4. Que dia mágico deve ter sido mais este! Definitivamente voar tem algo incrivelmente mágico! Cada vez mais tenho vontade de fazer o curso! Será que conseguiria? rsrs! Enfim, muitos vôos mágicos pra vc! Beijos, Carol

    ResponderExcluir
  5. Que momento maravilhoso! Me emocionei! Acredito que deva ser mágico voar. Quem sabe da próxima vez, eu voe junto com vcs. Ai, que friozinho na barriga!rsrsrs... Abraço, Dudu!
    Samantha ( a outra irmã do Paulo)

    ResponderExcluir
  6. "Mente presa no passado e medo do futuro" Jamais!!! Este big day, certamente ficará em minha memória para o resto da minha vida, pois foi ímpar, inesquecível e acima de tudo, muito emocionante. As razões principais, se deve ao fato de não ser apenas um simples dia de vôo, lazer, viagem com a familia e amigos, foi mais do que isso, foi um dia de muito aprendizado, seguido de amadurecimento, capacidade de administrar o auto controle, administrar os meus medos, a ansiedade e por fim romper um bloqueio que por alguns meses, dias e horas senti que jamais poderia ser quebrado, não decidido mas com um sentimento que talvez o vôo livre não fosse para mim e largar o esporte que tanto amo, ainda mais, e sei que por precaução, zelo e amor, Mirella e minha Mãe em momentos diferentes me pediram para parar de voar. Que responsabilidade, que desafio, e me questionei por várias vezes; como voltar a voar, transmitindo segurança para minha familia, voando com segurança e acima de tudo me concentrar para que o primeiro vôo do retorno fosse de fato com tranqüilidade, focado e concentrado em tudo o que meu personal particular de vôo livre me ensina "mentalizar o plano de vôo, com decolagem, vôo e pouso". Tudo certo, yahoooo ..., meu 15º vôo foi o 1º após o acidente, e o 3º do 15º vôo, pois o 15º vôo foi dividido em 3 vôos. Vou explicar: em meu 15º vôo em São Vicente, decolei e devido a ansiedade, já ter realizado um vôo no mesmo dia e o vento lateral, arborizei, ou seja, decolei, afundei e fui parar no meio das arvores, sem arranhões e nenhum dano ao parapente. Conclusão, o 1º do 15º vôo não rolou. Após 2 semanas, estava eu em Atibaia para o 15º vôo, com decolagem perfeita, vôo alucinante com um lindo final de tarde, mas no pouso, uma manobra errada com uma curva para dentro, fui parar dentro do condomínio de casas e estolei alto em cima de um terreno. Conclusão, quebrei o tornozelo, calcanhar e canho, ficando 5 meses de cadeira de rodas e 1 de muleta, e o 2º do 15º vôo também não rolou. Finalmente, voltamos agora para o presente, onde no dia 07/03 estava pronto para voltar e realizar o tão sonhado 15º vôo, porém desta vez, tudo certo, seguido de muitas lágrimas que não contive no momento do pouso, pois aquilo estava significando muito coisa, não um simples vôo, mas por tudo que já relatei acima, e na verdade saiu o 15º vôo. Agradeço a Deus e ao meu anjo da guarda por me proteger nos ceus e todos os dias, a minha familia, minha esposa Mirella, minha filha Valentina, minha mãe Marly, minha irmã Kellyn, meu afilhado Frederico, e por fim ao meu grande brother, instrutor e amigo Dudu, vulgo Big Flyzinho, obrigado por tudo meu irmãozinho. Finalizo pelo inicio "Mente desapegada ao passado e prudencia com o futuro" Muita paz, saude, força e amor ...

    ResponderExcluir
  7. Paulão, um abraço para vc também e parabéns pelo voo e obrigado pela força e as lindas fotos que tirou no dia. Abção!

    ResponderExcluir
  8. Kellyn (irmã do Big Fly)17 de março de 2010 às 09:16

    Ao contrário de minha mãe e da minha super cunhada eu nunca pedi ao meu irmão que desistisse de voar embora em alguns momentos até tenha tido essa vontade. Percebia o quanto ele gostava e principalmente depois do acidente sua vontade era ainda maior, não só pelo vôo em si mas já envolviam outros motivos. Sendo assim fiquei aqui quietinha torcendo e sempre pedindo em minhas orações para que desse tudo certo na hora certa, pois Deus nunca falha e nunca erra, tudo tem um porque. Um dia meu irmão (Big Fly) me mandou uma mensagem e parte dela dizia:
    '' Entenda os sinais'', a partir desse dia então fiquei mais tranquila, pois tive a certeza de que ele estava esperando o momento certo para decolar.
    Agradeço a você Dudu por esse espaço pois repartir alegria é como regar uma planta: sempre algumas gotas acabam caindo sobre você mesmo.
    Agora vou esperar meu super e big irmão a fazer vôo duplo e assim terei o prazer de voar com ele. Yahoooooooooooooooooo!!!
    E aí Cleyton, vai??? rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Cleyton e paulao, vou postar mais textos sobre voces, deu recorde de audiencia, rs. So tinha visto isso em outra materia de outro super amigo super especial, Leo Karam.

    Brincadeiras a parte, me sinto privilegiado por ter na minha vida pessoas especiais como todos vcs. Como disse a irma do Cleyton: repartir alegria é como regar uma planta, sempre algumas gotas acabam caindo sobre você mesmo.

    Bjos e abracos alados.

    ResponderExcluir
  10. Ps. Kellen, se nao quiser esperar o big fly fazer duplo, eh minha convidada para voarmos. Bjos.

    ResponderExcluir
  11. FALA DUDU...AE VAI UM SALVE ESPECIAL PARA AS MINHAS IRMÃS, FAMILIA DO CLEYTÃO(ESPOSA, FILHA, IRMÃS, PAIS), FAMILIA DO DUDU (IRMÃS E PAIS)...E TAMO JUNTO SEMPRE MY FRIEND.....SENTI MESMO UM RECORDE DE POSTAGENS...KKKKKKKKKK.....FALANDO SÉRIO, FOI UM DIA ÉPICO PRA TODOS, PRA REPERTIMOS SEMPRE..
    ABRAÇÃO E BJS A TODOS

    ResponderExcluir
  12. Big Fly, tu achava mesmo que não seria record de audiencia em seu blog, quando se trata no conteudo a referida minha pessoa? Eu não tinha duvidas disso rsrsrs. Brincadeiras a parte, foi muito show o que rolou no dia 07, e o sucesso se deve ao fato da sua capacidade em descrever com muita propriedade o que aconteceu na prática. Valeu mais uma vez e vamos pro voo semana que vem e na semana santa. Há o nome da minha irmã é Kellyn com K, kkkk ...

    ResponderExcluir
  13. Mirella( Esposa do Big, cunhada da Kellyn, amiga e admiradora do dono do blog)24 de março de 2010 às 22:48

    Olá! Demorei, mas cheguei! Não era descaso, mas não estava pronta.

    Para escrever e de uma maneira tão profunda e que emocione, tem que ter o dom! E Dudu, vc tem. Que sensibilidade... nas palavras, nos detalhes da história, além de proporcionar momentos mágicos, como para o Paulo, você se encanta com esses momentos, e claro, reflete no seu depoimento.

    Sempre estive ao lado do meu marido, o Big Fly, ou Big Flyzinho, pois os dois, Cleyton e Dudu, são os "Big Flyzinho", enfim, e estarei até o fim. O fim da vida, ou o fim dos sonhos, seja ele qual for, o fim, ou o começo, estarei com ele. Mas confesso, que nessa volta aos céus, não estava preparada para continuar ao seu lado. Uma mistura de emoção, por ele estar voltando, a voar, a andar, e mais o medo e a insegurança. Sempre soube que ele esteve em boas mãos, com seu professor particular, rsrsrsrs, mas meu coração ficava bem pequenininho....Lá em cima, é ele e Deus!!

    Esse acidente foi muito grave, coisas piores poderíam ter acontecido, mas NÃO aconteceu. Ok! E soube tb que ele não desistiria, pois, "foi uma das melhores coisas que me aconteceram nos últimos tempos", palavras do mais novo esportista. Seria uma batalha em que eu , perderia. E nem fale da felicidade em que o rapaz fica, mesma coisa dar bala, pirulito, guloseimas , na mão da Valentina. O mesmo brilho nos olhos, kkkkk

    Então.... Cá estou eu, me curvando ao destino. Temos que ser felizes! E fazer o que nos dá prazer! O tempo acalmará meu coração.... Mas o meu amor, continuará o mesmo, em todos os momentos!!!

    Dudu, que amigo vc é do meu marido! Não se fazem mais pessoas como vc!! Nas horas boas e ruins, vc sempre esteve ao lado dele! E sei que sempre estará! Obrigada!

    Gata cunhada, obrigada pelo super cunhada. Vc tb é minha super cunhada!!

    Paulão, foi ótimo ter te conhecido e ter feito parte desse dia tão especial para vc!!

    Bjs á todos!!!

    ResponderExcluir
  14. O mais comum, de fato, é termos medo de algo ou de alguém, do que vem do exterior, do desconhecido ou do já conhecido. Ter medo por vezes também está relacionado a traumas, experiências passadas não muito boas, ou a conselhos (embasados ou não) de pessoas que nos circundam. Mas, o medo que definitivamente nos limita é o medo de "NÓS MESMOS". O medo de não ser capaz, de não conseguir, de não atingir os objetivos, o medo da não-aceitação, da frustração. O medo e “não” estão intimamente ligados. Sim, o medo e a negação compartilham objetivos comuns: a estagnação, senão a retroação. Assim, se o objetivo é crescer, avançar, progredir, evoluir, voar, você deve se permitir ouvir mais “sims”. E, mais “sims” de si mesmo para si mesmo. To viajando, mas é um fato, que no voo a decisão é individual de cada um de nós, vem de dentro. Isso em si, não significa que o mundo te gratificará somente com coisas belas, boas e aprazíveis. Afinal, qual criança aprende a andar sem nunca antes tropeçar? Qual voador aprende a voar, sem quebrar os 2 pés? (isto não é uma regra e nem deve ser). No entanto, você abrirá para si a enorme porta das oportunidades. Permitirá que o universo passe a te conhecer e, conseqüentemente, mais e mais, trabalhar ao teu favor. Por outro lado, a autoconfiança passará atingir o ponto de equilíbrio ideal e a confiança NELE poderá atingir o grau máximo: a fórmula perfeita! Portanto, arranque gradativamente os “nãos” de teu repertório, os “nãos” ao novo, os “nãos” a si mesmo, elimine o medo de si e seja plenamente feliz, pois novamente este final de semana em Andradas foi simplesmente espetacular, memorável, com um voo prego, mas de muita energia boa, com amigos de primeira linha, em um lugar maravilhoso, e mesmo sendo muito cansativo para minha familia, todos adoraram o final de semana, pois a "vib" tava de primeira ... . Finalizando, além de muito aprendizado na rampa sobre voo, descobri, aprendi, me descobri, e mais uma vez vc Big Fly me deu um feedback que foi decisivo para a minha evolução no voo e na minha vida pessoal. Muito obrigado, e se por ventura a minha atitude na minha decolagem, tenha te deixado chateado, saiba que não foi intensional, foi simplesmente por um motivo que vc me pontuou muito bem! Viva a autoconfiança e que todos nós passemos a acreditar muito mais no intimo âmago de nossas vidas!

    ResponderExcluir