terça-feira, 6 de julho de 2010

Quanto tempo dura um instante ?


(a foto anexa capta um instante cujos olhos humanos nao podem ver ... Assim como na fotografia tambem eh a vida, cheia de instantes que os olhos nao viram, mas so o coracao poderia sentir)


Neste inicio de semana, pude presenciar na pratica o significado da fragilidade da vida humana. 2 amigos proximos receberam a noticia de falecimento de familiares queridos. O sogro de um deles que faleceu dormindo, e o pai do outro que faleceu de infarto ... Triste noticia, especialmente quando estamos longe e nao esperamos. Mas ao refletir sobre o assunto, me dei conta de que na maioria das vezes (salvo casos de doencas mais graves) nao estaremos por perto tampouco preparados para enfrentar este acontecimento ...

Certamente uma dor dificil de medir e avaliar. A dor do vazio e das expectativas nao realizadas. A palavra que nao foi proferida ou o carinho que nao foi retribuido. Pensei em quantas expectativas carregamos dentro da gente e sempre deixamos para depois. Quanto sentimento que foi guardado sempre na espera de um melhor momento. Me dei conta de que nao existe "melhor momento". Palavras que ficarao para sempre aprisionadas em nossa memoria do passado. Que dor terrivel. Querer falar e nao dizer. Querer abracar e nao poder sentir. A intencao que nao se materializou. Parece meio cliche, mas eh preciso viver o hoje. Receber o dia como um presente para escrever sempre nossa ultima historia. Parece cruel, mas a verdade eh que um dia acertaremos.

Porem, a maioria de nos funciona com o aprendizado pela dor. A dor da ausencia que machuca, mas que certamente fara crescer. O crescimento que machuca. Como uma lagarta que precisa romper o casulo antes de voar. Como uma crianca cujos ossos parecem nao caber mais no proprio corpo. Crescimento pela dor. Normalmente a forma de aprendizado mais dolorida, porem a mais rapida e eficiente. O dificil eh dar o primeiro passo para vencer esta dor. Particularmente, tenho pedido aos meus orientadores espirituais para que me proporcionem o aprendizado pelo amor e pelo humor. E certamente, todos nos temos esta oportunidade. Mas muitas vezes nao nos demos conta. Ignoramos todos os sinais do universo. Ignoramos a natureza que esta a nossa volta.

As vezes nao basta enxergar com os olhos. A visao humana eh limitada, e nossos olhos apenas captam a reflexao da luz na materia que nos rodeia. Se no escuro nao podemos ver, no claro tampouco poderemos enxergar. Eh preciso sentir com o coracao. O universo esta a cada minuto tentando se conectar com cada um de nos. Seja atraves de um estranho que nos sorri na rua ou um chuveiro queimado. Mas precisamos ter sensibilidade para absorver e entender. Estar com o coracao aberto a novas percepcoes e interpretacoes da realidade. A realidade que bate a nossa porta as vezes vem disfarcada. Mas sempre esta ali, basta querer e saber olhar.

Me veio uma reflexao estranha: quanto tempo dura um instante ? A vida eh fragil e um instante pode durar uma vida inteira ou ate meio segundo. O tempo de um instante eh relativo, e os olhos nao podem captar nem o relogio jamais podera medir ... Somente o relogio do coracao. E este relogio eh individual, cada um de nos tem uma batida diferente.

Em um instante podemos fazer um filho, mas em um instante tambem perdemos um ente querido. E a todo instante fomos programados para reprimir nossos sentimentos. Se uma crianca chora, logo oferecemos um brinquedo. O choro de um nene logo eh associado a fome, e a mae oferece seu peito. E crescemos com medo de fracassar. Mas esquecemos que qualquer sentimento pode ser bom e trazer efeitos saudaveis a nossa evolucao.

Que cada um de nos possa viver com intensidade a plenitude de cada instante, um a um. Que todos os dias consigamos mergulhar e expressar nossas emocoes, para dormir sempre com o recipiente limpo e vazio. E que toda reflexao sirva para a construcao de um mundo melhor para se viver. "Nao somos seres humanos vivendo uma experiencia espiritual, mas sim seres espirituais vivendo uma experiencia humana".

Um sorriso caloroso no coracao de cada um que teve paciencia e me deu o privilegio de dedicar um precioso instante para ler ate aqui.

Namaste.

By Dudu Guedes

Um comentário: