segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O Pinguim e a Ignorancia ...

Ultimo sabado. Recebi a visita de um grande amigo de Vitoria, Fabiao. Ele foi ao Rio com a missao de encontrarmos uma prancha de stand-up para levar para sua terra. Levei-o a uma das mais completas lojas da cidade e cumprimos rapidamente a missao. Prancha em otimo estado, preco justo.

Resolvemos aproveitar o fim da tarde para dar uma remada na praia da barra e renovar as energias com Iemanja. Sugeri fazermos uma travessia ate a ilha, mas realmente o horario ja nao era o mais recomendado. Em breve o sol beijaria o mar.

Mar verde-azul caribenho, a rainha do mar abencou o mergulho. Alguns minutos de energizacao positiva, voltei para a areia. Pensamento distante, voando como uma gaivota sem rumo, deixei a mente bem longe dali. A reflexao logo foi interrompida por um pinguim. Isso mesmo, em pleno mar do Rio de Janeiro, um pinguim abencoava as praias cariocas. Certamente, perdeu o rumo e desviou do seu trajeto original atraves de alguma corrente errada, pensei.

Atordoado, o bichinho parecia tentar se salvar no meio das ondas. Erguia a cabeca e mergulhava, ja quase na areia. Criancas, mulheres e mais alguns curiosos comecaram a se misturar. Enquanto a corrente arrastava-o, as pessoas seguiam quase hipnotizadas. Pareciam avessas a sua dor, como que assistindo a um espetaculo circense gratuito.

De repente, um homem correu e pulou na agua na direcao do pinguim. Enfim alguem ira salva-lo, pensei. Imaginei que o homem tentaria leva-lo ate depois da arrebentacao, mas sua atitude infelizmente ficou bem longe disso ... Inacreditavelmente o homem cercou o pinguim e ergueu-o como que um trofeu. Um pinguim pequeno, deveria ser um filhote, que se debatia sem controle nas maos do pobre ignorante.

Sem pensar corri ate o sujeito e gritei: "solta o pinguim, seu maluco. Isso eh crime ecologico, vamos para a delegacia". Sem entender, o homem soltou o animalzinho, que afundou na agua aliviado. "So ia tirar uma foto", disse o ignorante, enquanto chegavam outros 2 marmanjos. Atitude impensada numa cidade tao violenta, eu sei. E tb nao sou de briga. Paz e amor, sempre. Mas nao conseguiria deixar uma cena tao impune. Impossivel assistir e nao reagir.

Entrei na agua e tentei forcar o pinguim a nadar para fora da arrebentacao, mas perdi-o de vista ...

Certamente o pinguim estava buscando um corrente mais fria em pleno mar carioca. Mas encontrou apenas o coracao gelado da ignorancia humana ... Que deus proporcione mais calor ao coracao do ignorante e aguas mais geladas ao perdido pinguim. Amem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário