segunda-feira, 12 de maio de 2014

Sobre a Beleza Mística das Mães


Texto por Dudu Guedes

Meu pai que me perdoe, mas nada se compara a beleza natural e quase mística das mães. Superpoderes concedidos no momento da gestação, imagino. Pode ser meio chato para os filhos e um pouco exagerado para os pais, eu também acho. Mas precisamos reconhecer: elas sabem o que estão fazendo ...

Duas horas da tarde, eu nem estava chorando e lá veio ela com a mamadeira em punho. "Mas ele acabou de almoçar", papai tentou em vão argumentar. "Ainda está com fome, vai logo", orientou a mamãe de forma imperativa. Foi quando percebi que ela entendia o que eu queria. Em poucos segundos, devorei a mamadeira e pude finalmente hibernar naquele restaurante barulhento. Esse é o poder da telepatia.

De madrugada, ela se levantou subitamente. "Aonde você vai?", ouvi de longe o papai perguntando. "Ele está com frio", respondeu. "Mas está calor", papai sussurrou baixinho pra não me acordar. "Ele vai ficar gripado", retrucou enquanto corria até o meu berço para me cobrir com a manta. E dessa vez, eu nem precisei chorar. Nunca encontrei a bola de cristal dela, mas descobri que ela tem a capacidade de viajar no tempo. Esse é o dom de prever o futuro.

Mamãe tinha acabado de chegar da feira enquanto o papai tentava esconder a bagunça. Minha fralda estava quentinha e vencida há 1 hora. Mas o papai nem reparou. Tudo bem, nos divertimos bastante. Jogamos bola na sala e sem querer eu quebrei o vaso preferido dela. Sim, aquele de porcelana que ela ganhou da tia Marli no casamento deles. Papai escondeu na cozinha. Era o nosso segredo, ele me disse antes da mamãe chegar. Fui tentar disfarçar e sorri pra ela. Ainda na porta, mamãe gritou: "já trocou a fralda dele? Cade o vaso da sala?". Descobri que era impossível tentar esconder alguma coisa dela. Esse é o poder da adivinhação.

Na escolinha, eu brincava de pique-pega. Éramos cinco crianças e corríamos de uma forma meio descontrolada de um lado para o outro. Foi quando avistei Marina e tentei usar meus superpoderes para voar até a mesa dela. Não funcionou. Cai no chão, enquanto meus amigos riam de mim. Chorei até mamãe chegar. Quando ela chegou, me abraçou tão forte que eu quase morri sufocado. Mas me senti seguro e protegido naquele lugar quentinho e aconchegante. Foi quando aprendi que o melhor lugar do mundo para se estar era no abraço da sua mãe. Esse é o dom do instinto materno.

Reconheça, game over para voce, papai. Pelo menos por um tempo, é bom você se acostumar. Agora vc terá de dividir a sua mulher com a mãe do seu filho. Curioso, são a mesmo pessoa, eu sei, mas o tempo é um só. E por enquanto, esse tempo é meu. Tá bom, eu sei que só cheguei agora, não vou sentar na janela. Vou no banco de trás e ela vai comigo. Fica tranquilo brow, eu também sou um pedaço de você. E cuidar de mim é como reafirmar o amor dela por ti, acredite.

Esse texto é para todas as mães, mulheres e filhos. Mas é acima de tudo uma homenagem a ela, que sempre achou que não tinha feito o bastante, mas nunca entendeu que fez muito mais do que eu esperava. Obrigado, minha heroína. Amo vc para sempre, mais do que ontem e menos do que amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário