sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sobre Anjos e Olhares



Foto e Texto by Dudu Guedes

As vezes encaramos o mundo com um olhar de seriedade. Como se a vida precisasse ter as respostas de cada passo ou movimento. A verdade eh que nao funciona assim. Sejamos mais leves.

Ontem dediquei algum tempo observando uma folha brincando com o vento. Parecia uma brincadeira descompromissada mas ao mesmo tempo tinham ritmo. Uma cumplicidade que parecia revelar os bracos do vento que conduziam a folha para cima e para baixo, em movimentos circulares perfeitos. As vezes no sentido horario, as vezes no anti-horario. Deveria ser sempre assim. Encararmos a vida com olhares de aprendizes, sempre dispostos a perceber a beleza mesmo no caotico movimento das coisas, pensei.

Liguei o radio e tocou Dia Branco, de Geraldo Azevedo. O sinal fechou. Do lado de fora, uma crianca olhava fixamente atraves do vidro do carro vizinho. Dei um tchau e ela me abencou com a pureza de seu sorriso, meio timido mas muito sincero e iluminado. Criancas sao a materializacao dos anjos na terra, pensei. Temos mais a aprender do que ensinar. Agradeci em silencio a Deus por aqueles presentes logo tao cedo ...

Parei no Bibi para tomar um suco. Tres atendentes, ja conhecidos, vieram atender. Carla, Thomas e Ana. Sempre bem humorados, brinquei q iria trabalhar la. Assim tomaria acai de graca e juntaria mais tickets para trocar por camisas.

Perguntei pela Michelle que estava do outro lado do balcao. Ela disse que estava triste, tinha tirado nota baixa na prova de enfermagem. De fato, seus olhos estavam caidos, e seu rosto escondia um sorriso contido. Como um simples "numero" tem o poder de influenciar o humor, pensei. As vezes transferimos a responsabilidade da nossa felicidade para um emprego, namorada ou estudo.

Lembrei da crianca que sorriu para mim no carro ao lado. Num guardanapo escrevi "nota 10 na escola da vida". Paguei a conta e pedi ao Thomas para entregar a ela. Pelo vidro do carro, acompanhei a entrega do presente. Finalmente ela sorriu.

Um comentário:

  1. Vou tentar seguir a simplicidade da vida, afinal seu texto é um clamor a beleza de estar vivo.
    Parabéns

    ResponderExcluir