segunda-feira, 20 de junho de 2011

O dia da Verdade







Texto by Dudu Guedes

O calendario ocidental eh repleto de feriados. Desde santos ate familiares, tudo eh um pretexto para vender mais. Dia das Maes, Natal, Santo Antonio e por ai vai. Claro que eh sempre bom quebrar a rotina. Eh como fazer uma pausa forcada e abandonar por um segundo a estrada longa para entrar na rua de terra a direita. "Cachoeira adiante", dizia a placa. Vamos refrescar as mentes ocupadas e renovar as energias. Tudo bem, no inverno eh mais dificil, mas feche os olhos e de um passo adiante. Deixe a agua gelada correr pelo corpo ate esquentar a pele.

Saio da cachoeira da minha imaginacao e volto para o escritorio do quarto. Longe dos sonhos e mais perto das obrigacoes mundanas. Armadilhas materiais que criamos no calabouco do nosso inconsciente. Lembro de reunioes, emails. Esqueco. Relembro de novo. Pela janela, o Cristo parece sorrir e dizer: eu sei do que vc ta falando ... Ligo a televisao para esconder um pouco tamanha loucura. Mas o Cristo continua la. Olhando e abencoando do alto do morro. Desta vez, ele parece dizer: calma, chegara o dia da verdade.

Dia da verdade. Se eu fosse prefeito de uma cidade certamente instituiria este feriado. Um feriado onde nao seria possivel mentir, omitir ou esconder. Claro que isso deveria ser uma pratica diaria, mas por vezes alguns papeis nos forcam a ser mais politicos ou comedidos. Lembro da aula de portugues, onde a explicacao de eufemismo era "suaviza expressao chocante". Mais importante do que descrever o eufemismo era a traducao do que seria uma "expressao chocante". A professora explicou que as vezes falar a verdade eh uma "expressao chocante". Ao inves de dizer "vc engordou", deveriamos falar "vc deve estar acima do peso ideal". Estranho nao ? Deve ser mesmo importante esse tal de eufemismo, pensei.

Entendo que nao devemos exagerar na dose, mas ao mesmo tempo eh muito perigoso preservar o mundo de uma realidade tao evidente. Imagino um medico descrevendo a receita num prontuario repleto de eufemismos. Ao inves de anotar "pneumonia", ele escreveria "pulmoes com provavel acumulo de agua comprometendo a eficiencia respiratoria". Facil de entender, nao ?

Percebi que esse tal de eufemismo deixou muitas herancas. Redes sociais como facebook ou orkut quase nao registram o relato de duvidas ou tristezas. Eh como se fossemos seres amaveis, felizes e admiraveis 24 horas por dia e 7 dias na semana. Raros sao os que contam em publico seus medos e problemas. Poucos entendem que demonstrar suas fraquezas tb eh sinal de fortaleza. O contrario tb eh verdadeiro: expor somente as fortalezas demonstra grande inseguranca.

Pois bem, voltemos ao feriado. Por um dia, exercitaremos nossa identidade mais pura e vamos desnudar nossas crencas. Nada de eufemismos. Vamos cultivar a hiperbole e forca dos nossos pensamentos. Admiro pessoas intensas que falam o que pensam assumindo todos os riscos que isto possa implicar. Pertubador as vezes, mas representa autenticidade latente e em extincao. Fomos criados para fugir da criptonita, mas esqueceram de dizer que o superman nao existe sem ela. Ironia da natureza, o antidoto sempre eh feito do proprio veneno.

O dia da verdade seria no meio do ano. La por julho ou agosto. Como forma de forcar o breve suspiro entre um semestre e outro. Dia de reflexao dos nossos objetivos, de acertar o ponteiro dos relogios, ou redefinir metas. Nada de fugir da balanca, de evitar uma dura conversa com o pai ou esconder um amor platonico. Este dia carregaria o pretexto ideal para passar a limpo uma frase mal escrita. Como diz a poeta, aproveite para "recriar o refrao".

Nem so de flores viveria o dia da verdade. Seria um feriado de um dia, mas capaz de trazer desdobramentos de anos e anos. Se usado de maneira errada, teria o efeito de uma bomba atomica: um segundo de queda e anos para reconstruir a historia. Engracado eh celebramos o dia da mentira. Se bem que existe algo verdadeiro em descobrirmos nossa propria mentira. Nada de levar guarda-chuva em dia de sol. Uma reuniao de trabalho em pleno dia da verdade certamente teria um coeficiente de maior tensao. Como um clima de guerra fria que poderia explodir a qualquer momento.

Olhei pela janela. O Cristo continuava de bracos abertos no topo do morro e mais uma vez tinha razao. Enfim, tudo nao passou de uma louca e breve reflexao. Verdade. Mas bem que podia ser mentira.

Obs. Para aqueles q chegaram ate o final do texto, voltem ao inicio e observem as fotos. "O Semeador de Estrelas é uma estátua localizada em Kaunas, Lituânia. Durante o dia passa despercebida. Mas quando a noite chega, a estátua justifica seu nome ... Que possamos sempre ver além daquilo que está diante de nossos olhos, hoje e sempre".

Um comentário: