segunda-feira, 18 de julho de 2011

O tempo eh uma raposa



Texto e foto by Dudu Guedes.

O tempo eh uma raposa. Lembro de ter ouvido esta frase em algum filme. Verdade. O tempo eh como um relogio que nao carregamos no pulso. Aprendemos que pode ser medido em segundos, minutos, horas, dias, meses ou anos. Mas esquecem de nos ensinar o mais importante: o tempo eh relativo e voa como uma raposa.

O cinema ja reproduziu por vezes o desejo humano de construir uma maquina do tempo. Fazer como o Macfly e voltar no passado ou acelerar para o futuro. Mas feliz ou infelizmente, isto so eh realmente possivel na ficcao. O espaco e a materia sao apenas um so. Melhor assim. Evitamos a capacidade humana de produzir estragos ao brincar de ser Deus. A unica certeza que temos eh de que morremos um pouco a cada dia desde o instante em que chegamos ao mundo. Ironia pensar que o nascimento tambem eh morte ou que o comeco tb eh o fim. Como uma ampuleta que pode girar mais rapido ou devagar e so depende do que vc coloca dentro. Se colocar agua, ela escorre pelas suas maos, impossivel segurar. Se colocar areia, grudara por entre os dedos. Pois bem. Coloque areia, agua e plante uma flor. E da flor, nascera o amor.

O amor desacelera o tempo, faz o passo ficar devagar e encurta distancias. E nao falo apenas do amor de homem e mulher. Mas o amor de um filho pelo seu pai e sua mae, do amor de irmaos, de amigos e por que nao de pessoas desconhecidas. Um conceito muito mais amplo de apreciar a beleza do mundo mesmo no caotico movimento das coisas. Um dia pode ter a duracao de um ano ou um ano pode ter a duracao de um dia. Depende das nossas escolhas e da nossa perspectiva.

Recentemente tive contato com a ONG Sonhar Acordado que realiza um trabalho muito especial. Eles se propoem a dificil tarefa de levar alegria e esperanca a criancas de baixa renda com doencas cronico-degenerativas ou em fase terminal. Cada voluntario tem a missao de cuidar de uma crianca, descobrindo e realizando o seu sonho junto a sua familia. Sem duvida, aprendemos que a doacao eh como um presente divino onde nos conectamos com algo maior.

Percebemos que o amar vem antes do amor. O verbo vem antes do substantivo. O sentimento amor eh consequencia da acao de amar. Ninguem diz: o meu amor eh seu, mas sim eu te amo. Pura acao traduzida em palavras. Se a reflexao fizer sentido, deveriamos abolir os substantivos abstratos do dicionario. O nome ja traz implicito a ilusao que criamos. Um substantivo abstrato nao existe por definicao, em especial quando se trata de emocoes. O que existe eh a capacidade ou atitude de realizar alguma coisa. E nem mesmo a intencao faz sentido neste caso ...

Experimentemos os olhares de crianca. Lembro do meu susto ao visitar o colegio em que estudei. O corredor parecia espremido, a escada tinha diminuido e no patio ja nao cabia mais uma partida de futebol. Pura ilusao de optica. Me decepcionei comigo mesmo e constatei que os olhos do observador ja nao tinham a dimensao de uma crianca, mas de um adulto. Esfreguei o rosto novamente com as maos. Novamente. E de novo. Enxergava apenas o concreto frio de uma construcao. De repende ouvi o sinal tocando e enfim a nostalgia pareceu conduzir os pensamentos. Criancas corriam enquanto outras estudavam embaixo da amendoeira centenaria. O cheiro de queijo-quente continuava igual ... Pronto. Tinha ajustado novamente o meu relogio. Nada contra um torneio de natacao, mas prefiro deixar para os atletas a paranoia de uma corrida contra o tempo. Um milesimo de segundo que pode definir o sucesso ou fracasso de uma vida. Duro nao ? Depois mais 4 anos de trabalho para a proxima olimpiada. Como pode, ao mesmo tempo que se valoriza a fracao de segundo, as vitorias demoram 4 ou mais anos ... Uma das muitas loucuras frutos das contraditorias invencoes humanas, na minha opiniao.

Prefiro caminhar devagar como dizia Amir Sater. Compreender a marcha e ir tocando em frente. Conhecer as manhas e as manhãs, o sabor das massas e das maçãs. Verdade absoluta do olhar de um poeta. Quem nunca saiu apressado de casa e engoliu o cafe ? Certamente cumpriu a pontualidade de seu compromisso, mas esqueceu de saborear mais um instante. Nao sentiu o gosto do cafe.

Tudo bem, entendo que nao podemos viver como hippies e ignorar nossos compromissos sociais. Mas tambem nao podemos viver como engravatados de uma peca de teatro que nunca fecha as cortinas. De um intervalo para voce mesmo e se permita assistir tambem o proprio enredo. E se necessario, reescreva a rima. Uma musica nao se esgota no primeiro refrao, mas nasce de uma ideia que precisa ser aperfeicoada. A perfeicao vem do aprendizado e o aprendizado se conquista com erros e acertos inerentes a condicao humana. Faz parte.

So podemos ter a ideia da dimensao de um acontecimento depois de enxergar o todo. Assim como na historia, que so pode ser contada depois de anos e anos. Hoje sabemos o efeito que os colonizadores portugueses tiveram sobre nossa cultura, mas certamente os indios nao faziam a menor ideia quando receberam os primeiros espelhos e especiarias. Como dizem na India, que seja possivel silenciar a mente e o coracao. Trazer a nossa consciencia para o presente e conectar com o aqui e agora. E finalmente viver. Viver cada dia e fazer sempre o bem. So assim dormiremos em paz. Quem sabe algum dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário