segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O Bambu Chines



O grande sábio Zaguzi contemplava do alto de uma montanha um belíssimo pôr-do-sol quando certo discípulo, triste, aproximou-se e confessou.

– Durante anos busquei vencer minhas falhas. Mas, infelizmente, sinto que progredi muito pouco. Vejo que continuo injusto, egoísta, intolerante, orgulhoso e invejoso.

– Quando o discípulo terminou suas confissões, o sábio e ele desceram a montanha. Ao chegarem ao pé da montanha, o sábio pediu que o discípulo fosse com ele até sua pequena propriedade, próxima dali. O discípulo não entendeu nada, mas aceitou o pedido.

– Há três anos, com imenso esforço e paciência, plantei sementes de bambu chinês aqui – disse o sábio. Mas até hoje, como você pode ver, nasceram apenas pequeninos brotos.

– Qual o significado disso para minha vida? – perguntou o discípulo, confuso.

– É simples. Durante cinco anos estes bambus crescem debaixo da terra, sem que sejam percebidos. Mas, enquanto crescem, curiosamente, suas raízes se desenvolvem de maneira robusta. Só então, os ramos brotam, começam a crescerem e podem atingir até vinte cinco metros de altura. O mesmo acontece com nossa vida espiritual. Se crescemos da noite para o dia, além de nossa capacidade, podemos passar por problemas inesperados porque nossas raízes, a fé, esperança e o amor, não terão como se sustentar. Quando alguém apenas busca viver os benefícios da vida espiritual, sem pensar em possíveis sacrifícios, pode crescer sem raízes profundas o bastante para manter esse crescimento de pé.

Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e às vezes não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5.º ano chegará…, e com ele virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava…

O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos e de nossos sonhos… que envolvem mudanças de comportamento, de pensamento, de cultura e de sensibilização, devemos sempre lembrar do bambu chinês para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão. Procure cultivar sempre dois bons hábitos em sua vida: a Persistência e a Paciência, pois você merece alcançar todos os seus sonhos!!!

“É preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao chão e não se deixar quebrar.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário