quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Job Grade Familiar



Texto by Dudu Guedes

Impressionante como desde muito cedo somos programados para valorizar determinados status sociais. Fulano eh o artilheiro do time, o camisa 10. Cicrano foi promovido a diretor geral de Merge & Acquisition. Quanto maior o cargo e quanto mais palavras em ingles, parece que mais importante e digna se torna a pessoa. Como uma pocao magica capaz de produzir verdadeiros herois. Ah, siglas e abreviaturas tambem servem para aumentar o coeficiente de adoracao na escala social. Certa vez, ouvi numa conversa: "nao pega bem sair do trabalho no horario ... eu espero meia hora para desligar o computador e ir embora". Que verdadeira inversao de valores. No caminho de casa, imaginei por um instante um mundo diferente e resolvi compartilhar.

Imagine uma familia como uma empresa ... No dia do casamento, o padre ou juiz entrega aos noivos uma carteira de trabalho. Recebe um carimbo de "Marido Assistente I" e "Esposa Assistente I". Este eh o job grade inicial para todos os recem-casados. A madrinha comenta: "nao liga nao, o inicio eh dificil. Meu marido levou 4 anos para virar Gerente II de Marido. Hoje ele ate pendura a toalha no varal". Outro padrinho retruca: "minha mulher ainda esta como Esposa Analista Senior, mas estou prometendo a ela um upgrade no proximo ano. So faltam mais 2 rodadas do brasileirao".

A promocao seria um criterio mutuo, decidido em conjunto pelo casal. Cada cargo teria um tempo minimo e maximo esperado, mas poderia ser antecipado conforme cumprimento de algumas etapas. Seria um encontro periodico, como nos alcolicos anonimos, com direito a troca de ficha e cerimonia. Os padrinhos, familiares e amigos mais proximos estariam juntos, com direito a bolo e troca de presentes. Algumas atividades de etiqueta-basica como "abaixar a tampa da privada" para os maridos ou "retirar o cabelo do ralo" para as mulheres somariam 2 pontos para a promocao.

Casos mais graves de casais que excedessem o prazo maximo indicado no cargo atual teriam acompanhamento automatico com direito a terapia em casal e supervisao do Padre. No limite, seriam exonerados do cargo e iriam para uma black-list de consulta publica. Casais divorciados teriam todo seu historico gravado, o que poderia facilitar ou dificultar uma recolocacao no mercado. "Ih, esse ai ficou 5 anos como analista junior, coitadinho". Alguns mais rodados ja estariam na segunda ou terceira "carteira de trabalho" diante de tanto carimbo de promocao.

Os casos mais extraordinarios de ascensao relampago seriam reconhecidos pela midia. Revistas como Forbes, Isto eh ou Voce SA, teriam manchetes como "Joao da Silva eh o mais jovem Diretor Geral Marido, com apenas 2 anos de casado" ou "Marinalda ensina as dicas de como se tornar uma Analista Senior de Esposa em 8 meses". Programas de TV ensinariam o "Passo-a-Passo para encontrar o Marido Gerente" ou "Bares mais frequentados pelas Esposas Assistentes Divorciadas". Faculdades ou cursos de extensao serviriam como um alavancador do cargo. Quem tivesse certificado internacional ganharia a promocao de 1 ou 2 anos.

Se o casal quisesse ter filhos, precisaria ter pelo menos o marido ou esposa como gerente senior da relacao. Os hospitais seriam rigorosos na fiscalizacao da carteira de trabalho. Namorados com filhos antes do casamento teriam que fazer cursos de extensao de no minimo 9 meses com prova classificatoria obrigatoria.

As conversas num bar seriam: "estou muito feliz, fui promovido 3 vezes pela minha esposa no ultimo ano, acho que ja poderei ser pai". O mundo giraria menos em funcao do dinheiro e mais em funcao das relacoes. Depois de um tempo, com o nascimento do primeiro filho, as esposas virariam "Mae Assistente I" e os maridos "Pai Assistente I". Se fossem gemeos, automaticamente, subiriam 1 nivel para "Pai ou Mae Assistente II". Trigemeos subiriam 2 niveis e assim por diante. Enquanto alguns filhos diriam no colegio "meu pai eh diretor geral, jantamos juntos todos os dias"; outros comentariam "meu pai sai do trabalho muito tarde, ainda eh analista junior de pai". Para ter o segundo filho, no minimo o marido ou a esposa ja precisariam ser gerente geral de mae ou pai. Do contrario, o obstetra responsavel pelo parto seria exonerado da sua profissao.

Avos ja entrariam na funcao como gerente-geral. Teriam apenas 2 niveis sem tempo-minimo de cargo. Existiria um linked-in pessoal, com as ultimas promocoes e testemunhais de ex-namorada(o)s, esposas ou padrinhos, netos e filhos. Videos e fotos de cada promocao poderiam ser incluidos. Seria mais facil fazermos um balanco da nossa vida pessoal.

Obrigado por voce que compartilhou a leitura ate aqui. Na classificacao da vida, voce ja eh meu "Amigo Diretor Geral". Que esta historia sirva como reflexao para o que existe de mais importante em nossas vidas. Que valorizemos mais o ser do que o ter. Que a aparencia nao seja mais importante do que o conteudo. Que possamos cuidar melhor das nossas familias antes que seja tarde e voce seja incluido na black-lista de ex-pai ou ex-marido. Amem.


Um comentário:

  1. Que bela reflexão, é uma forma de explicar pela lente corporativa que "as coisas mais importantes não são as coisas".
    Lá no início tu citaste um ponto muito importante que é o que chamo de "Apologia do Serão Heróico" que faz com que sair as 19 seja feio e que te obriga a gerar e-mails no final de semana para impressionar algum babaca que tem um casamento se desmantelando. Minha esperança reside em ver caras eficientes feito tu rompendo com estas tradições estúoidas. Abraço grande

    ResponderExcluir