segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Bicuspide e Tricuspide


Foto e texto por Dudu Guedes

Pode ser um sintoma dos tempos, mas creio que atualmente as pessoas sofrem mais por amor. Ou talvez pela falta dele. Vivemos uma epoca de relacionamentos liquidos, que se desfazem no calor ou congelam no frio. Tudo eh instantaneo, parece que eh facil casar e mais facil ainda separar. Eh o reino do egoismo e da pouca ou nenhuma tolerancia ao problema, seja alheio ou mutuo. Confesso que assusta.

Tenho saudade de uma epoca que nao vivi. De casais de carne e osso, daqueles que se conheceram no colegio ou num baile de formatura. Casais apaixonados que o tempo preservou. Casais de verdade, que sabem enxergar beleza mesmo no caos. Certa vez ouvi que o melhor presente que um pai poderia dar ao filho era de amar sua mae. Absoluta verdade. Mesmo que seja amor de amigo e pai. Como ja dizia a musica: um vendedor de flores ensinar seus filhos a escolher seus amores. Frase forte capaz de virar roteiro de filme em cartaz na propria imaginacao.

Dizem que o tempo ou a distancia faz ao amor o que o vento faz ao fogo: apaga os menores e inflama os maiores. Mas ao contrario, hoje vivemos a era virtual, de promessas vazias. No facebook, nao existem problemas nem tristeza. Todos tem inumeros amigos, estao felizes, equilibrados e bem. Muito bem, diga-se de passagem. Fabrica de ilusoes. Nos enganamos achando que nossa vida eh um big brother virtual. Na vida real, nao existe pedro bial nem paredao. Existe uma consciencia que tentamos calar com posts de uma falsa e barata ideologia.

De que serve gritar ao mundo que esta tudo bem quando o espelho reflete uma realidade contraria ? Talvez seja o desespero incontrolavel de se convencer ... Mas o convencimento nao vem de fora, e sim de dentro. Cresce como uma planta que precisa criar raiz dentro da terra antes de exibir suas flores para o mundo. Como poderia exibir frutos que nunca estarao maduros ?

Assim estamos vivendo. Nao eh mais o mundo do ser e nem do ter. O que vale eh parecer. Se nao esta feliz no casamento, o importante eh tirar a foto e estampar o sorriso para os amigos. Para crer na propria mentira, basta fazer os outros acreditarem. Facebook virou a maior das propagandas pessoais, moderno outdoor gratuito e individual. Eu nao aprovo. Ja dizia o sabio poeta: eh melhor uma surra da sinceridade do que um abraco da falsidade.

Esqueceram de nos ensinar que exibir as fraquezas eh sinal de fortaleza. Admiro quem reconhece suas fragilidades. Sao pessoas donas de sua propria historia que entendem e aceitam que a vida pode ter paginas rasuradas, mas nunca arrancadas.

Alguem ja disse que somos o que sentimos e nao o que pensamos. Por isso, eh tao importante cuidarmos das emocoes e da qualidade de nossos pensamentos. As vezes o sofrimento nasce do descompasso entre o sentir e o pensar. Em algumas ocasioes, existe ainda um terceiro elemento, o agir. Quando nenhum desses se entende (sentir, pensar e agir), eh mesmo melhor nem colocar o time em campo. Por isso devemos zelar pela coerencia e o sincronismo destes movimentos.

O coracao tem mesmo batidas complexas e as vezes desajustadas. E desta vez nao estou falando metaforicamente, me refiro aquele musculo capaz de irrigar as celulas do corpo, dos pes a cabeca. Sua engrenagem complexa depende de um simples dinamismo das valvulas tecnicamente batizadas de bicuspide e tricuspide. Para abrir uma delas, a outra precisa se fechar, permitindo o perfeito mecanismo de irrigacao. Se isto nao acontece, o sistema fica desajustado e as celulas do corpo deixam de receber seu alimento vital. Se persistir por alguns minutos, sera fatal.

A natureza nos ensina a respeitar os ciclos, como um farol que so pode ser avancado na luz verde. Que sejamos mais generosos com as valvulas do nosso coracao, e facamos dele cumplice dos nossos pensamentos e aliados das nossas acoes. E assim seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário