domingo, 30 de outubro de 2011

Feliz por Nada



Foto e Texto por Dudu Guedes

No cafe da manha do hotel, uma pequena menina de uns 4 anos me fuzilou com um sorriso. Eu estava introspectivo, um pouco triste, e la veio ela com aquela varinha magica.

O sorriso de uma crianca deveria ter mencao no guiness e direito a participacao num show do cirque de soleil. Tao simples e nao incomum, seu poder eh vigoroso capaz de cessar guerras entre paises inimigos. Uma verdadeira arma do bem capaz de aquecer o mais gelado dos coracoes. Agradeci em silencio e retribui com um sorriso.

O instante durou mais do que aqueles segundos. Existem momentos que grudam no nosso pensamento e se perpetuam sem que percebamos. Como pode um simples gesto arrancar tanta emocao ? O sorriso daquela crianca era como a materializacao da sua alegria genuina, na forma mais pura e intensa.

Eh como fazer um suco da fruta extraida direto do pe da manga, sem agrotoxico ou corante. Uma overdose daquilo que as vezes esquecemos que eh possivel. Nao dependemos de um contra-cheque gordo nem de saude para estarmos bem ou felizes.

Admiro pessoas espontaneas e alegres, daquelas que nao precisam de um motivo especifico para sorrir. Cultivar a alegria deveria ser um habito tao importante quanto dormir ou escovar os dentes. Mas se dente mal cuidado provoca carie, alegria sonegada causa estragos ainda maiores. E assume o comando sem dar aviso previo.

A alegria de uma crianca nao precisa de motivos, simplesmente existe. Vem de dentro para fora, sem vicios ou armadilhas comuns que nos mesmo criamos no calabouco das nossas emocoes.

Feliz por Nada. Esse era o titulo do livro da Martha Medeiros que coincidentemente tive a sorte de encontrar na livraria antes do meu embarque. Se eu fosse o editor, aquele sorriso seria sem duvida a capa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário