quarta-feira, 2 de abril de 2014

O Prazer de Esperar



Texto por Dudu Guedes

Recentemente, o conhecido fotografo Sebastião Salgado declarou: eh preciso descobrir a beleza de saber esperar. Ele se referia ao processo de fotografar. Sentir o ambiente e se conectar junto dele, como um lobo aguardando sua presa. Pode ate ser que ela não apareça, mas você esta ali, imóvel, camuflado, quase imperceptível. Sua respiração e seu coração estão harmoniosamente ajustados com os barulhos da natureza. Não importa quanto tempo dure ou o que virá, você se rendeu aos caprichos da natureza e aceitou que é apenas mais um, parte integrante (e não a mais importante) dela.

Na vida também é assim. Somos acostumados a controlar o mundo a nossa volta com um controle remoto. Se sentimos frio, apertamos um botão e ligamos o ar condicionado. Se o silencio incomoda, mais um "click" e ligamos a televisão (assim como no filme que leva o mesmo nome, mas desta vez a ficção imitando a vida real). Queremos a distração absoluta, pois o vazio é um lugar frio, desconhecido e perigoso. E quem quer correr o risco de entrar em contato consigo mesmo? Melhor passar a quarta marcha e acelerar. Nada de reduzir no sinal amarelo. Vivemos um mundo que tem pressa. Mas pressa para chegar aonde? Misturamos o "uísque com água de coco" e mais algumas doses de ansiolitico e assim parecemos a salvos da condenação. Balela. Tentar fugir da consciência é como aprisionar a própria alma no calabouço das emoções. Melhor aceitar e esperar. Reconhecer que o tempo é uma medida relativa e não pode ser medido pelo relógio do seu pulso. E entender que 5 minutos pode ser uma eternidade para uma noiva prestes a entrar no altar ou nada para um time que esta quase perdendo o campeonato.

Saber esperar é talvez o maior exercício de humildade, quando nos percebemos na condição de frágeis criaturas do criador. Hora de entregar e exercitar a fe e aceitacao de que nao estamos no controle. Entender que mesmo quando se é piloto, nao controlamos totalmente o percurso. Claro, sempre temos a liberdade de escolher o trajeto, mas o sinal pode fechar ou o pneu furar no meio do caminho. Melhor relaxar, dobrar as mangas e curtir a vida com olhos de observador e aprendiz. Alguém já disse que o melhor da festa eh mesmo se preparar para a festa.

Sebastiao Salgado adverte: para ser fotografo, eh preciso ser paciente. A sabedoria revela que para viver também. E paciência não eh sinônimo de passividade, devemos sim assumir as rédeas das nossas escolhas e caminhar na direção delas. Mas também reconhecer que uma boa decisão não depende do resultado final, mas sim do aprendizado e crescimento gerado. Que a vida possa nascer leve para quem tem pressa e que a pressa se transforme na beleza de saber esperar. Entender que o futuro se constrói do presente, mas que o caminho também se faz do caminhar. Afinal, a vida eh um simples acontecimento e parafraseando o poeta "Deus não demora, Ele simplesmente capricha".

Nenhum comentário:

Postar um comentário