quarta-feira, 29 de julho de 2009

Festa dos 130



Quase 6 meses sem voar. Desde janeiro deste ano, um acidente com kite-surf que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Algumas consultas médicas e cirurgia 20 dias depois em 23 de janeiro. Um pouso mal sucedido de kite treinando alguns saltos em maracaípe. O cenário perfeito que se transformou num exercício de muita paciência desde então. Muitas sessões de fisioterapia.



As primeiras sessões são as mais difíceis, o joelho quase não dobra e é necessário que alguém empurre e force sua perna para a flexão. O objetivo é evitar fibrose. Mas só quem passa por isso sabe a real dimensão da dor. Parece uma verdadeira sala de tortura. Não vi um paciente que não gritasse de dor. E a cada dia, vamos medindo os progressos, de grau em grau. Na primeira sessão, minha perna não dobrava mais do que 60 graus. E como muita força chegou a perto dos 80. Prometi que quando chegasse a 130 graus, daria uma festa. 130 brigadeiros, com direito a bolo, 130 fatias. Abaixo, os monges que me aturaram e me apoiaram durante esta trajetória: Nat, Julio, Fabio, Rafa e Fabi. E outros amigos que fiz que não estão aí representados: Fernandão e Marcião (fieis companheiros das sessões de mais de 1 hora), Ursula, Giuseppe, Adri, Claudio, Ro e tantos outros. Sem falar na equipe do Rene Abdalla, time de primeira linha.


E me prometi ainda que ainda tatuaria 130 na minha perna, em sânscrito. Como forma de sempre me lembrar que a dor é necessária ao processo de transformação e crescimento. Além disso, em numerologia 130 equivale a 4 (1+3+0), que representa perseverança. Para quem não acreditou, a seguir a prova do crime ...



Ps. 6 meses depois, cá estou, recém-operado. Tive que passar por mais uma cirurgia no dia 23/julho, última quinta-feira. Mesmo com toda esta rotina e intenso regime militar, meu joelho formou fibrose impedindo a extensão total. Acho que foi ironia e um recado do destino. Tanto esforço para pensar na flexão (tattoo com 130 graus), que acabei de alguma forma negligenciando a extensão (0 graus). Como o conceito de Yin-Yang. Não se pode pensar no calor, sem pensar no frio; na noite, sem viver o dia; na flexão, sem pensar na extensão. Mas não tem nada não, agora tá fácil. Acho que a falta dos vôos incentivou a criação deste blog para que de alguma forma eu pudesse transformar a vontade e expectativa acumulada do meu retorno ao esporte em inspiração para escrever ... Apesar da dificuldade, o sorriso do rosto não se pode tirar. Certa vez ouvi um conto que falava de pessoas que corriam pelas ruas de uma forte chuva que se aproximava. E dentre a multidão, um homem chamava a atenção pela sua calma e andar lento diante daquilo tudo. Ao ser questionado se também não iria correr, ele respondeu: "pra que a pressa se já estamos molhados ?" Esse é o segredo para sair da tempestade, o princípio da aceitação sem passividade. Namastê !



3 comentários:

  1. Dudu, fico até sem palavras pra dizer sobre a sua determinação e a sua vontade de evoluir a cada dia, sempre com a ginga do carioca...rsss, inclusive na esteira hein! rsss
    E digo sempre que tudo acontece por algum mtivo em nossa vida, cada patologia, cada entorse de joelho, TUDO tem um significado, e que só pode ser desvendado pela pessoa que passa por esse momento..cabe à ela descobrir e evoluir, ou se deixar levar pela angústia e não conformação aos fatos. Você é um vencedor e merece o melhor joelho do mundo. rsss
    Motivação até o fim, e que venha os +10°. Tá doendo? Pode aumentar??? rsss
    Beijosss
    Naty

    ResponderExcluir
  2. Oi Edu...Mto legal esse blog, os comentários, ou melhor a historia vivida por você e com participação de mtas pessoas inclusive a mim!!rs
    Como a Nat falou, tudo acontece por algum motivo em nossas vidas...espero que consiga com toda essa garra que vc tem, superar mais uma etapa!!!
    Força e mta mas mta garra pra conseguir agora zerar esse joelho!!!
    Espero ver nesse blog, suas viagens...
    Boa Sorte!!!!

    Beijos
    Fabi

    ResponderExcluir
  3. FALA DUDU..AQUI É O SEU PROF DE NATAÇÃO E AMIGO PAULO....CARA AGRADEÇO A DEUS POR COLOCAR SEMPRE PESSOAS BOAS E DIGNAS NO MEU CAMINHO E NO CAMINHO DE TODAS AS PESSOAS DO BEM NESSE MUNDO E VC DISPARADO É UMA PESSOA ASSIM...ALEGRE,DIVERTIDO E DO BEM......3 COISAS PRICNCIPAIS Q DEVEMOS TER PARA CONSEGUIMOS NOSSAS REALIZAÇÕES NESSA VIDA......CARA AQUI FICA UM SÍNCERO COMENTÁRIO DO FUNDO DO CORAÇÃO DE MUM MLK PILHADO POR ESPORTES RADICAIS E (NATAÇÃO) ...KKKKKK.....
    ABRAÇÃO GAROTO
    PAULO

    ResponderExcluir