sexta-feira, 31 de julho de 2009

Sabedoria dos Pescadores - Ter ou Ser ?



Sábias palavras ... vale a leitura.

Um executivo de importante multinacional, decide tirar as férias depois de uma longa jornada de trabalho de mais de 2 anos sem descanso. Em uma praia selvagem, paradisíaca, o executivo observa um pescador muito simples, que lança sua rede no mar de maneira calma e serena, como que buscando o alimento para refeição de sua família. Depois de um tempo observando, o executivo aproxima-se dele e resolve puxar conversa.

Executivo: " Sou de uma multinacional e meu trabalho é aumentar a eficiência da fábrica, otimizando recursos, reduzindo preços, melhorando a qualidade dos produtos. Sou um expert nessa área, com vários cursos, inclusive no exterior. Então, vou lhe dar uma sugestão: você poderá se tornar um homem rico se, em lugar desse equipamento tosco, usar uma vara com molinete. Assim, arremessará a isca mais longe e pegará peixes maiores. Melhorando as vendas, comprará um barco motorizado com uma boa rede e terá produção para vender a cooperativas".
O pescador, sem entender o raciocínio pergunta: "Mas por que ?"
Executivo: "Daí, adquirirá um caminhão e dispensará os intermediários, aumentando o lucro".
Sem entender, o pescador insiste: "Mas por que ?"
Executivo: "Assim poderá distribuir seu produto para grandes supermercados e peixarias. Em aproximadamente uns 15 anos, uma vez rico, você poderá vir para cá, como eu, descansar e curtir essa praia maravilhosa".

E, diante de tudo isso, o pescador revela sua sabedoria milenar e serenamente pergunta ao executivo: "E o que eu estou fazendo agora ? E onde eu moro, dotô ?"

Estão faltando pescadores em nossas vidas ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário