segunda-feira, 9 de maio de 2011

Sobre Maes, Receitas e Fazendinha




Texto by Dudu Guedes


Sempre tive a sensacao de que as datas comemorativas sao puramente comerciais criadas como forma de aumentar a arrecadacao em periodos de escassez nas vendas. Natal, dia dos pais, dia das maes. Verdade. Ate mesmo o dia dos namorados que no Brasil nao coincide com o valentine's day. Incrivel, mas dizem que os comerciantes colocaram no meio do ano como forma de estimular a economia entre o dia das maes e dia das criancas.

Repare que nao existem 2 datas comemorativas no mesmo mes. Sorte do nosso bolso. Particularmente sou avesso a presentes nestes dias, tanto dar como receber, e muitas vezes pago o preco por isso. Nao sou bom nem com presentes de casamento e olha que ja fui padrinho algumas vezes (marquinhos e bruno, fiquem tranquilos, ja reservei o orcamento pro casamento de vcs. Explicando: nada contra, mas nao eh um casal gay. Sao dois casamentos diferentes: marquinhos e marjorie, bruno e kika ...)

Nao se trata de pao-durice. Prefiro as lembrancas espontaneas, aquelas sem pretexto, nem data, nem hora marcada. Um presente daqueles ocasionais para alguem especial que lembramos quando ouvimos uma musica. Prefiro as surpresas aos presentes. Ja dizia a musica: o acaso vai te proteger enquanto eu andar distraido. Acho que nao era bem este o refrao, mas de toda forma viva a forca e espontaneidade do acaso.

Hoje porem o significado do dia das maes ganhou uma amplitude maior para mim. Sai de niteroi por volta da hora do almoco rumo a copacabana. Estava indo almocar com minha mae, irmas e avo. Muito hormonio feminino junto nao fosse o rocky, beagle de estimacao, para contrabalancear. Segundo minha mae, a reencarnacao do meu avo, e jura que ja ouviu ele falar com ela. A internet e a tal da fazendinha do facebook nao estao fazendo muito bem pro seu juizo. Brincadeira. Tudo certo, o importante eh cultivar um astral bacana e espírito elevado. Isso minha mãe tem. Intensa como uma hipérbole.

Voltando. Ja na chegada ao Rio, por volta das 14h, o restaurante A Mineira no Humaita estava lotado. Lotado nao, a concentracao de fora parecia digna de um classico no maracana. Tudo bem. As maes merecem este dia de alforria, pensei. Mais um restaurante na frente, lotado. Mais outro, lotado. Ok,nao eh uma turne internacional, mas nem Bono Vox pode competir com este dia. Recorde de publico. Quem nao tem uma mae, arrumou uma emprestada. Mesmo aqueles cuja mae ja esta num plano superior, certamente hoje se sentiram mais perto dela. Aqueles que nunca conheceram a sua mae, podem olhar para dentro como forma de reconhece-la.

Ainda no trajeto percebi que alguns preferiram fugir dos restaurantes mas eram facilmente reconhecidos pelos seus aderecos. Levavam flores nos bracos ou carregavam panelas ou vasilhames de comida. Sem duvida as ruas hoje estavam com um ar de poesia, perfumadas com o aroma tipico do carinho maternal. Certamente, se pesquisarmos, os indices de criminalidade serao menores.

Pensei no sentido disto tudo e percebi algo alem do comercio. Quem nao lembra das festinhas de crianca, quando recebiamos instrucoes dos professores: meninas tragam comidas e meninos tragam bebidas ? Os tempos estao mudando ... Os filhos fazem comida, as maes tem conta no facebook. Mas elas merecem.

No meu caso foi diferente. O almoco foi preparado pela minha mae. Sei que pode nao parecer o mais justo, mas faze-la se sentir especial e amada eh o que importa. A comida estava otima, e acho que levamos uns 5 minutos divagando acerca da receita. Salada fria de massa com manga, azeitona, kani e alcaparras. Sem falar no tomate-cereja ou seria tomate-morango da minha avo. Alem das suas rechas, tradicional receita da familia. Tudo na devida ordem. Cris sempre desejando a sobremesa ainda no meio das refeicoes. Rocky tentando quebrar o jejum de alguns minutos, procurando ao redor da mesa alguem sensivel ao seu olhar piedoso de cao faminto. Logo apos a refeicao, a tradicional culpa descabida de todas com a sentenca de "estou gorda" agora com adesao da minha avo como mais nova integrante do grupo. Depois a habitual discussao de quem lava a loca, seguida pelo voluntariado da Dani, sempre disposta a ajudar com a paciencia e serenidade tipicas.

Escrever este texto eh como agradecer a estas mulheres e lhes dizer o quanto sao especiais para mim. Eh de certa forma eternizar este dia atraves de palavras o que para sempre ja esta na minha memoria. A noite, volto para casa e janto um crepe. No restaurante, agora vazio, vejo alguns saches de açúcar com uma bela campanha de publicidade. Divulgam frases de significado elevado que cultivam hábitos de união (nome do açúcar). Que a vida possa ser feita sempre de momentos assim. Simples mas tao reais e verdadeiros. Que possamos colocar sempre açúcar nas relações e nunca sal. Como diz minha mãe, com afeto e carinho. Que o amor sempre prevaleca. Amem.

2 comentários:

  1. A mais linda e terna homenagem que recebi , Duzinho ....

    Sou privilegiada porque fui abençoada por Deus de ter três filhos maravilhosos !!! Aliás 4 , né ?....Rocky tbm é meu bb ..... rsrsrs ^_^

    Como sempre disse ( lembra-se ?...) : só sou mãe , pq tenho vcs ......

    te amo D + !!!!

    bjs desta sua mãe coruja

    ResponderExcluir
  2. Sabe quantas vezes já li ? ......Ou melhor , reli esta crônica ? MILHARES !!!! Não , INFINITAS vezes .....

    beijos desta super coruja mãe que te ama demais

    ResponderExcluir