sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sociedade de Camaleões





Fotos e texto by Dudu Guedes


Sem nos dar conta, existem frases que grudam na nossa historia e acompanham uma vida inteira. Perpetuam por toda a existencia e criam um campo magnetico positivo ou negativo, capaz de repelir ou atrair certos comportamentos. Servem para justificar a escolha de padroes sociais desde uma roupa ate os lugares que frequentamos e amizades que escolhemos.

Por volta dos 15 anos, o colegio pediu q lessemos a Revolucao dos Bichos. Lembro de um trecho do livro que de vez em quando navega pelos meus pensamentos: todos somos iguais, mas uns sao mais iguais do que os outros. Sabedoria atemporal do autor. Daquelas frases que grudam na memoria.

Vivemos uma sociedade de padroes massificados, onde todos somos iguais. Quanto mais iguais, mais reconhecidos e mais bem aceitos. O correto eh beber cerveja, discutir futebol, trocar de carro a cada 2 ou 4 anos, montar um casamento socialmente aprovado, ter um cartao de visitas no trabalho que impressione, falar mal da propria mulher numa roda de amigos e de preferencia ter duas ou tres amantes, sem envolvimento emocional, apenas sexo. Parece uma reproducao da novela das oito, mas em vida real. Ou sera a ficcao copiando a realidade. Seja o que for, para mim eh bem perturbador.

Vivemos como um rebanho de gado bem ordenado, que se move segundo um padrao coletivo inquestionavel. Nao importa se estamos ou nao felizes. Eh o que nos ensinaram como correto e isto ja serve como o alibi perfeito dos nossos atos. Estamos salvos da condenacao.

Comeca com o exemplo dentro de casa. Criancas sao esponjas que absorvem o que veem, escutam e principalmente o que sentem. Mas a nossa responsabilidade de dar o exemplo parece que eh apenas aparente. Para alguns pais, nao importa o que fazem fora de casa, mas somente o que esta ao alcance visual dos filhos. Nao deveria ser assim. Nossa consciencia deveria ser o porta voz do modelo que gostariamos de transmitir. Pais esquecem que os filhos veem alem. Exergam alem das paredes mais espessas do nosso intimo. A pureza de uma crianca tem uma intuicao divina. Crianca sabe distinguir um sorriso de verdade. Conheco pais machistas que condenam o comportamento equivalente do namorado das suas filhas. Ele pode trair a esposa, mas o namorado da sua filha tem que ter a postura de um principe. Estranho nao ? Tem uma sabia frase que diz: ao inves de pensar que mundo deixaremos para nossos filhos, deveriamos nos preocupar em que filhos deixaremos para nosso mundo ... Absoluta verdade.

Ainda engatinhando, nos apresentam o bombardeio feroz das midias de massas. Televisao ruim, musica ruim. Mas se todos gostam deve ser bom. Sentamos todos na sala e comecamos a sessao tortura. Comeca com novela e no fim de semana programas de auditorio de agonizar. Dura um tempo, ate que nos acostumamos. Aos poucos comecamos a achar bom. Mais um pouco, e passamos a acompanhar diariamente. Alguns mais viciados chegam a comprar revistas para antecipar e especular os proximos episodios. Dai, chega o momento que nao basta a ficcao. Temos que sair das telas e acompanhar a vida real destes artistas. Artistas, que artista ? Apresentador de programa de auditorio nao deveria se encaixar nesta designacao. Artista eh quem faz arte. Tem muito mais artista na rua do que na televisao ...

Mesmo nos intervalos, as propagandas parecem uma extensao das novelas (vale a ressalva para os comerciais de cinema que em geral tem uma linguagem muito rica). Comerciais de doriana apresentam o conceito da familia feliz como uma formula magica de felicidade que tentamos reproduzir a vida inteira. Mas vida real eh bem diferente.

As vezes escuto algumas pessoas dizerem: cerveja nao se gosta da primeira vez que se bebe ou maconha nao se curte da primeira vez que se fuma. Sera ? Nunca vi ninguem insistir em comer jilo depois da primeira prova ... Bem, se passarinho estivesse na moda talvez fosse diferente, jilo estaria numa gondola de destaque nos supermercados.

Igualmente engracados, sao os formularios de avaliacao medica que volta e meia nos obrigam a preencher. Sempre que chego no item fumar e beber socialmente, fico sem saber o que responder ... Beber ou fumar todos os dias com os amigos eh diferente de beber sozinho todos os dias ? Talvez para nossa rasa consciencia massificada sim ... Por que nao existe a opcao tomar acai socialmente ? Menos propaganda para a Souza Cruz e mais propaganda pro Bibi. Ou entao, no item atividade fisica, ao inves da opcao sedentario ou moderado, apareceria "pratica atividade fisica socialmente". Se ele joga bola nao tem problema, mas natacao nao eh legal. Devo mesmo estar ficando louco. Respira. Ou quem sabe todos estamos.

Vivemos um surto coletivo que nos distancia da nossa essencia. Eh contrario aos valores humanos mais nobres, do amor e da verdade.

Temos que tomar cuidado com associacoes automaticas e repetitivas que se manifestam inconscientemente nas nossas escolhas. Algumas imagens grudam. Especialmente as falsas verdades criadas no enredo de uma novela com atores boa-pinta e musica romantica. Vale tudo. Eh como se criasse uma atmosfera de altus permanente, onde o status de Brendo e Brenda Walsh nos permita realizar tudo.

Estamos vivendo a era do camaleao. Tudo se transforma. Um dia nao dura mais 24 horas. Viramos seres multi-tarefas e multi-conectados.Estudos indicam que realizamos mais de 72 horas de atividades em 1 dia se considerarmos as coisas que fazemos ao mesmo tempo, como falar ao celular, responder no MSN, navegar no facebook e colocar a torradeira para esquentar. Ate ai, nada mal.

O problema surge quando o exterior passa a comandar o interior. Os padroes externos passam a ser o piloto das emocoes ou escolhas. Nao importa se gostou da trilha, o bacana eh tirar a foto da cachoeira e colocar no facebook. Conheco pessoas que mal conhecem Luiz Gonzaga e se dizem forrozeiras depois da primeira vez que ouviram o Falamansa. Falamansa nada, Falaehserio. Igualmente patetica eh a onda do sertanejo. Nada contra a musica, apenas acho que falta mais personalidade nestas escolhas. Mas isso, eh um capitulo a parte ...

Camaleoes mudam de cor acordo com o ambiente. Nao podem ser distinguidos numa paisagem como forma de protecao do selvagem mundo animal. Nos mudamos de acordo com os discos, festas e tribos. Mas de qual predador estamos fugindo ? De quem estamos nos protegendo ? Creio que a fuga eh interna. Estamos tao individualistas que fugimos da solidao tentando nos camuflar no coletivo ... Mas nao funciona. Quanto mais iguais, menos diferentes. Meio obvio nao ?
Imagine se a natureza ressolvesse copiar ? Acabaria a sinfonia dos bichos. Acabaria o equilibrio do ecossistema social. Sejamos mais autenticos. Sejamos gafanhotos, cigarras e ate camaleoes. Todos juntos, mas cada um na sua. Respira. Namaste.

3 comentários:

  1. Na última vez que fiz o teste de admissão médica para uma "firma" tive que insistir que não bebia nada, porque o médico que até então não tinha olhado pra minha cara queria marcar por conta própria que eu "bebia socialmente" como se não fosse possivel que alguém não bebesse...
    Padrões, rótulos, carimbos, crachás, selos, e em baixo disto tudo se tu olhares bem, vais ver que tem gente gente. Igual e diferente:-)) Abração Edu querido!! Teu blog é uma obra.

    ResponderExcluir
  2. Esse texto faz realmente vir a reflexão... no dia a dia reagimos às coisas e nem pensamos... mas eh bom parar pra pensar! Parabens!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo Dudu! Não sabia que vc era "poeta" .... beijoka

    ResponderExcluir