domingo, 8 de maio de 2011

A Janela do Mundo




Fotos e texto by Dudu Guedes

Hoje o dia acordou mais cedo. Eram apenas 4:30, os grilos ainda sussuravam quando os passaros comecaram a cantar antes do relogio habitual. Moro em uma area preservada, de reserva ambiental. Serra de Tiririca em niteroi, 5 minutos da praia de itacoatiara, berco do surf arariboia. Nao posso reclamar.

De noite, vizinhanca tranquila, escuto apenas sapos e grilos. Nao fosse o amigo caique, um simpatico menino de cerca de uns 7 anos, diria que vozes humanas sao raras. Lugar tranquilo. Moro como se estivesse sempre de ferias em uma pousada no meio do mato em Maua. Mas uma maua com praia.

A noite, durmo com o quarto banhado pela luz da lua que entra atraves da janela. Confiro o ceu estrelado e lembro de quando fui ao planetario pela ultima vez. Dessa vez um planetario bem real em cima da minha cabeca. Pra quem morou em sao paulo nos ultimos 5 anos, isto eh um belo presente. Sorrio e agradeco em silencio por estar de volta a minha cidade mae. Uma sensacao de orgulho de ser carioca, que nem o mesmo filme Rio conseguiria reproduzir por mais fiel que seja o enredo e a fotografia.

6 horas da manha. Hora de levantar. Afasto novamente as cortinas em cima da cama, e confiro o dia amanhecendo. A luz escura comeca a tomar uma coloracao alaranjada ou rosa, efeito dos primeiros raios do dia. Como num ritual rotineiro, o grande jardineiro acendendo o interruptor do dia, pensei. Bom dia. impressionante como em geral nossas janelas estao aprisionadas bem longe dos nossos sonhos.

A cidade cresceu demais. Apartamentos apertados que se tornaram enclausurados da luz natural, vitimas do crescimento desordenado dos nossos egos. a busca incessante do ter que sufoca o ser e oprime as coisas simples e mais importantes. Mas vamos voltar as janelas. Qual a vista tem as janelas da sua vida ? Experimente olhar atraves das janelas do seu quarto ou do seu trabalho. Verifique o ambiente a sua volta. Normalmente esta paisagem reproduz as escolhas que fazemos na nossa vida.

Pode parecer pertubador, mas eh bem real. As janelas representam a visao do nosso mundo particular. Pode ser a vista de uma vida simples ou sofisticada, rotina de interior ou cidade grande. a visao do concreto gelido de arranha-ceus ou uma paisagem mais naturaL. Nem bom nem ruim: apenas personificam nossas escolhas.

E nao estou falando de morar na vieira soto com a vista para a praia de ipanema ou morro 2 irmaos. Isto depende de dinheiro, e creio que raros aproveitam as suas janelas alem do dia do reveillon. Se bem que a favela do vidigal tem a vista mais deslumbrante da cidade e certamente com menos dinheiro seus moradores aproveitam muito mais do que os burocratas do leblon. Estou falando da metafora de olhar para fora como o espelho do que trazemos dentro. Ver se nosso horizonte esta ampliado, se nossas janelas permitem enxergar o ceu ou se limitam nossa capacidade de sonhar.

Existe a historia de uma enfermeira que cuidava de um paciente que não podia enxergar e todos os dias ela narrava o dia pela janela do quarto do hospital. Sol nascendo, passaros cantando e criancas brincando. Ironia que a mesma enfermeira aplicava os remedios mais dolorosos, mas ainda assim era a hora do dia mais aguardada pelo paciente. Tempos depois, o paciente decidiu voltar ao hospital e viu que o seu antigo quarto ja nao tinha mais janela. Nunca teve. Atras da cama, apenas um concreto frio e um ar condicionado. Frustrado e ao mesmo tempo deslumbrado, o paciente percebeu que a janela era fruto do olhar de uma enfermeira criativa e generosa.

Verdade ou ficcao, esta historia amplia ainda mais a reflexao. Nao dizem que os olhos sao as janelas da nossa alma ? Logo nao eh preciso ter a paisagem mais deslumbrante dentro de casa, mas a capacidade de direcionar o olhar para o mundo que queremos enxergar. Um mundo pintado de cinza ou de azul. Mesmo no concreto gelido das cidades grandes ou no coracao frio dos apartamentos eh possivel enxergar uma crianca brincando. Basta escolhermos se queremos focar a atencao para o som da buzina dos automoveis ou para a orquestra dos passaros.

É como o exercicio de recortar a realidade da qual fazemos parte para a realidade que queremos enxergar. Nao é fuga, mas ajustar o foco, com a consciencia necessaria do que esta a nossa volta. Como nas ferias, quando viajamos para um lugar diferente, estamos abertos a novas experiencias e sempre direcionamos nosso olhar para um recorte mais agradavel da realidade ou no minimo mais tolerante. Ora, se somos todos viajantes desta existencia efemera, por que nao vivemos mais em sintonia coletiva e deixamos de vez as vestes de adulto tao cheias de complicacoes e angustias descabidas. Exercitemos o olhar de crianca onde a janela esta sempre aberta e tem sabor de faz de conta ...

Ontem no caminho de casa, o sinal abriu. Nao me dei conta e demorei mais alguns segundos para avancar. O motorista do carro de tras buzinou, projetou o corpo para fora e xingou minhas geracoes anteriores. Senti raiva no inicio. Depois senti pena. Desta vez, nao adiantou nem o adesivo gentileza gera gentileza colado atras do carro, pensei ... Embora fisicamente aberta, sua janela estava fechada assim como seu coracao gelado.

Que a janela do mundo individual possa criar uma realidade coletiva melhor para vivermos. Que seja possivel sempre criar flores e alimentar beija-flores. Namaste.

Um comentário:

  1. Profundo, autêntico... A mais pura realidade! Parabéns pelas belas palavras e por enxergar o mundo desta maneira...

    ResponderExcluir