domingo, 13 de novembro de 2011

Agua Molhada



"Caiu agua molhada", disse na praia o menininho de 4 anos que passava pela minha frente. De inicio, achei graca e no minimo curioso. Fantasia de crianca, pensei. Depois de um tempo, a expressao tomou nova forma e parecia fazer todo o sentido. Mensagem forte carregada de muita verdade que so poderia vir direto do coracao puro de uma crianca, sem escala nem conexao.

Quantas vezes, temos nossas ideias censuradas com a falsa acusacao de "isto eh redundante". Ainda criancas, no colegio, aprendemos que pleonasmo eh um vicio ou figura de linguagem. Vicio pra mim eh escrever sem liberdade criativa, como um computador programado que conhece bem as nocoes de gramatica mas que passa longe da imaginacao de um artista. Ora, nao sou contra o bom portugues, mas creio que as instituicoes atuais (na sua maioria) transmitem muita informacao, mas poucas traduzem conhecimento e quase nenhuma transforma em sabedoria.

Esta na hora de rever a boa educacao. Seja dentro ou fora de casa, dentro ou fora das salas de aula. Reescrever os contos de fada com historias mais atuais e criar pessoas pensantes. Vivemos na era da informacao. Qualquer coisa esta acessivel na internet e o conhecimento eh fragil como uma bola de arvore de natal. Tudo se transforma. A verdade de hoje nao eh a mesma de amanha, nem a de ontem. Ja se foi o tempo de pendurar diploma na parede. Minhas palavras nao sao contra o ensino, mas a favor da educacao. Defendo o estudo dinamico, coletivo, que integra, faz pensar e sentir.

Deveriamos ensinar nossas criancas a lidar com emocoes. As acoes nada mais sao do que o equilibrio entre razao e emocao. No ocidente chorar eh quase um ato ilicito dentro das familias. Claro que sorrir eh muito melhor. Mas nao deveriamos reprimir as emocoes negativas e sim lidar com elas com a naturalidade de quem sabe que faz parte da vida. So eh possivel deixar ir embora, o que permitimos chegar. Um barco que nunca atracou jamais podera partir. Reprimir a tristeza eh como tapar o sol com uma peneira. Como cultivar uma ferida que jamais cicatriza e criar um cancer que nao precisaria nascer. Que seja possivel chorar e viver a tristeza como uma crianca que prende o dedo na porta. Tempo suficiente para extravasar a dor e pegar o gelo na geladeira. Doi, mas passa rapido porque o choro nao foi contido.

Defendo sim o pleonasmo. O que chamam de redundancia, eu prefiro classificar de sabedoria. Deveriamos relativizar a informacao, de acordo com os olhos do observador. Afinal 10 dolares pode ser muito ou pouco dependendo de onde vc mora. Um carro em movimento pode tambem estar parado se vc estiver dentro dele. Na febre, sentimos frio mesmo no calor. Experimente uma queda numa pista de snowboard e descobrira que gelo tambem queima tanto como um bocal de fogao. Um casal que se ama tem a nocao exata de que a distancia nao afasta, mas aproxima. Agua de chuva pode molhar, mas nao se vc estiver dentro do carro de vidros fechados.

Que me perdoem o Sr. Aurelio e derivacoes, mas nem todo mar eh salgado, nem todo suco eh da fruta e nem todo beijo eh de boca. Nem tudo que sobe eh pra cima e nem tudo que desce eh pra baixo. Nem tudo que esta longe, esta distante. Nem toda metade eh igual. E nem toda agua eh molhada.

(Em tempo: olhe para a foto e veja qual dos tres personagens classificaria a chuva como "agua molhada": a crianca, o homem ou o fotografo dentro do carro ?).

Nenhum comentário:

Postar um comentário