sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Flores de Plástico Não Morrem Jamais


By Dudu Guedes

Dia 1 de outubro de 2010. No restaurante, uma mesa de amigos parece nao conversar. Inquietos, alimentam o tamagoshi portatil que se tornou simbolo de status e falso poder. Falso poder. Certa vez um amigo me disse sabiamente: eu quero usar a tecnologia e não quero que ela me use.

Vivemos novos tempos onde a pressa parece ser o simbolo da competencia. Pessoas ocupadas parecem produzir, mas muitas vezes esta ocupação serve como a camuflagem perfeita das emoções. Fantasia do camaleão moderno. No ocidente, o importante eh a razao controlar a emocao. Assim fomos programados. Pesquisas indicam que realizamos mais de 48 horas de atividades em um único dia. Tudo devido a tal da simultaneidade de tarefas. O nome eh bonito e parece ser coisa de gente sabia. Tolice. Devemos aproveitar um almoco para trocar. Interagir e resgatar a essencia dos relacionamentos. Olho no olho. Falar mais com o coracao e menos com o teclado. Ironia escrever este texto no computador, mas confesso que já me vi vitima do facebook.

Imagino que no futuro teremos grupos de auto-ajuda dedicados a curar os vicios dos fazendeiros virtuais. Imagine so, criar galinha no computador e acordar as 5 da manha para alimenta-las sob a falsa ideia de que elas morreriam ... O que nao existe nao pode morrer. Parafraseando a geniosa frase de uma poeta: "pare o mundo que eu quero descer".

Parei para pensar sobre o mundo virtual que parece hipnotizar a humanidade. Certa vez eu reguei um bonsai durante 6 meses, e so depois descobri que eram flores de plasticos. Cheguei a coloca-lo no sol, mas felizmente nao tentei poda-lo. A descoberta gerou uma certa decepcao. Talvez nao pela descoberta em si, mas pela frustacao de saber que o esforco tinha sido em vao. Nunca fui bom com bonsais e dessa vez nao foi diferente. Parenteses: comprei numa seção de plantas vivas do supermercado.

Talvez esta seja a essência do comportamento atual. As pessoas se falam pelo facebook, parecem grandes amigas, muitas exclamações e gargalhadas reproduzidas por uma sequencia de K intermináveis. Pareceria perfeito, se estas mesmas pessoas ao menos se cumprimentassem nos corredores. A ferramenta que deveria aproximar acabou distanciando. Parece um grande parodoxo da nossa sociedade. O avanço das comunicações deveria unir os continentes, mas não afastar as relações humanas tão próximas.

Vejo no trabalho pessoas que usam o MSN ou Google Talk e ficam a alguns metros de distância no mesmo andar. Claro, não sou daqueles que critica a tecnologia. Mas penso que estamos fazendo um péssimo uso dela. Se a moda das fazendinhas pega, amplie o conceito para "por do sol virtual". Imagine. Deveríamos fazer 1 dia semanal sem o Facebook. Uma campanha similar ao cinto de segurança dos carros, de interesse nacional. Se alguem utilizasse o FB na sexta-feira, teria que pagar uma multa. 1 dia sem carne, 1 dia sem cigarro, 1 dia sem Facebook. No inicio seria dificil, mas certamente salvaríamos muitos casamentos, crises familiares de pais com filhos ou irmãos com irmãs ...

Há dois anos atrás, um site batizado de "second life" prometia ser ícone de sucesso. Dizem que em alguns países, ele ainda tem força. Trata-se de um ambiente virtual, onde vc escolhe quem e como quer ser. Altura, casa, onde quer morar e por ai vai. Sera que estamos compensando as frustacoes do mundo real ? As flores de plastico estao se reproduzindo pelos jardins da cidade. Rapidamente e sem nos darmos conta ... Ja dizia o poeta, flores de plasticos nao morrem jamais. Mas tambem não frutificam ...
Que seja possivel a transformacao do bem. Que o mundo mude. Que eu me acalme. Amém.

5 comentários:

  1. Valeu demais pelo texto Dudu! Abraço, Fava.

    ResponderExcluir
  2. Vamos lá: "pare o mundo que eu quero descer". Quero descer pra fazer alguma coisas!(rs)
    O mundo virtual tem suas qualidades, mas nada substitui o contato.
    Sou a favor das redes sociais e afins, pois conseguimos mtas coisas bacanas. A comunicação virtual deve ser o meio e não o foco. O "X" da questão é: Como usar!
    Vamos usar para regar esse mundo com idéias e ideais.
    Bjão e conte comigo quando parar o mundo.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto Edu e excelente para uma reflexão. abração

    ResponderExcluir
  4. Edu Guedes! Estou vendo agora seu blog. Parabéns. Belas reflexões.

    ResponderExcluir
  5. Incrível, amei o texto!Mas confesso,nao vivo sem o msn, fazer o que?

    ResponderExcluir