quinta-feira, 3 de junho de 2010

Silenciando a Mente


By Elisabeth Cavalcante

"Muitas pessoas me perguntam como fazer para manter sob controle o turbilhão de pensamentos que povoam suas mentes, o tempo todo. O segredo é não fazer disso uma meta, um objetivo, pois ao fazê-lo passamos a lutar contra a mente.

E, toda forma de luta, de ação, neste caso se torna inútil. Como então empreender esta tarefa sem qualquer esforço? A única ferramenta capaz de nos auxiliar é a meditação. E, quando digo meditação isto significa simplesmente manter-se alerta, totalmente no aqui e agora.

Ao colocar a atenção sobre os pensamentos, sem qualquer tipo de julgamento, simplesmente observando-os, estes, aos poucos, perdem energia, pois emitir qualquer opinião sobre eles automaticamente amplia o seu poder.

Quando você observa atentamente seus pensamentos, amplia a percepção sobre a qualidade destes. E, se surpreende ao constatar o quanto de negatividade, medo e insegurança eles carregam.

Se conseguir se manter alerta, ainda que alguns minutos por dia, acerca de seus pensamentos, você verá que aos poucos, eles vão perdendo força, até que, repentinamente, acontece o que chamamos não-mente, ou seja, a ausência de pensamentos que imediatamente nos remete ao silêncio, o vazio onde habita a dimensão divina de nosso ser.

Quanto mais tempo conseguirmos permanecer no silêncio, mais chances teremos de "ouvir" a voz que se esconde em nosso interior. A intuição, este poderoso guia que sempre nos leva aos caminhos mais adequados à nossa evolução, se manifesta mais fortemente nos momentos em que conseguimos manter a mente em repouso".

2 comentários:

  1. Duduu...muito legal esse texto!! Geralmente é o que tento fazer nos minhas horas de insônia, mas vou tentar praticá-los no dia-a-dia...=)
    Fiz um blog de fisio, por enquanto está simples, mas tem um post de LCA...
    www.reabiliteacao.blogspot.com
    Beijaao

    ResponderExcluir
  2. Outra coisa muito boa que nos ajuda a esvaziar a mente é voar. Aprendi isso no ultimo feriado com vocë e serei sempre grato por isso.
    Por alguns instantes sentimos medo do novo e se deixarmos isso nos dominar perderemos toda a paz que aquele contato com a natureza pode nos proporcionar.
    Abraços de muita gratidão.
    Fabão

    ResponderExcluir