sábado, 1 de agosto de 2009

Eis "o cara" da luta da humanidade contra o cancer


Não podia deixar de publicar o email que recebi ontem de um grande amigo. Apesar da humildade, um grande homem de coração incomparável e que certamente deixará ainda muito mais contribuições para a ciência e humanidade. Ele foi o autor de um artigo e recente descoberta depois de longo período de estudo e experimentos madrugada adentro. Um passo que pode ser o início da descoberta da cura do câncer. Parabéns Karanzão, pela inteligência e especial dedicação em prol de uma causa muito nobre !! Como no nosso país, infelizmente o que gera notícia é casamento de ex-BBB, aqui neste blog, você tem espaço ilimitado !! Abaixo tradução para leigos do relato científico nas suas próprias palavras.

"O artigo fala de como as celulas saem do estagio de dormencia para um estado ativo de proliferacao. Normalmente, nossas celulas do organismo não se dividem mais – do contrario, cresceriamos eternamente.

Entao, quando o organismo precisa, as celulas tem que sair do estagio de dormencia e comecar a se dividir pra dar origem a novas celulas. Isso acontece quando pegamos sol e descascamos, quando nossos cabelos caem (nem sempre!) ou quando enchemos o pote e matamos nossas celulas do figado... Ou seja, basicamente uma regeneracao!

Quando nossas celulas saem do estagio de dormencia, elas precisam organizar uma complexa rede de proteinas para ajudar na duplicacao do DNA. Ou seja, se uma celula vai se multiplicar em duas, ela obrigatoriamente precisa duplicar o seu DNA antes, certo? Pois bem! Nos mostramos os mecanismos necessarios para a ativacao dessas proteinas envolvidas na duplicacao do DNA quando a celula decide sair da dormencia.
O bacana é que isso pode ter implicacao direta pro cancer. Quando nossas celulas perdem o controle do estagio de dormencia e começam a se dividir loucamente (levando ao cancer), esses mecanismos podem estar desregulados. Entender o processo em celulas normais pode ajudar a entender o processo desregulado de celulas tumorais..."

10 comentários:

  1. Estamos muito felizes e orgulhosos !!!
    Parabens nao so para o Karam mas tambem para vc Dudu que fez esta linda homenagem ...

    Michele, Luiza e Rossano

    ResponderExcluir
  2. Esse Karam é um ser especial, embora todos os nossos Karams sejam especiais, porque existe um sentimento diferente dentro do coração de cada Karam.
    Sou casado com uma Karam há 46 anos, existindo um sentimento muito forte até hoje entre nós e uma convivencia de PAZ e muita cumplicidade.
    Parabens ao Leo e, podem ter certeza; esse Karam será o precursor da descoberta contra essa coisa chamada CANCER.
    Abraços a todos.
    Celso Karam, porque também me sinto um Karam de verdade.

    ResponderExcluir
  3. Dudu, vc foi incrível ao postar este comentário em seu blog, uma pessoa com o Léo só poderia estar cercado de pessoas como vc. PARABÉNS!!!
    Quanto ao Léo, eu não poderia esperar menos que isto. Pois além de um ser humano maravilhoso, é competente e dedicado naquilo que faz, fazendo tudo com amor...
    Tenho certeza que um dia irão descobrir a cura para esta doença e ele estará entre aqueles que contribuíram para este acontecimento. Ele é "O CARA". PARABÉNS LÉO!!!!

    ResponderExcluir
  4. Dudu, o Leo acabou de me mandar o link do seu blog pra eu entender o artigo dele (tenho o artigo tbem, mas como bióloga longe da bancada não sei conseguiria ler tudo direitinho, risos!!!). OBRIGADA!!!!!
    Legal demais esta sua homenagem à ele, mais do que merecida. Estive com ele 2 vezes desde que se mudou pra Califórnia e sei bem o duro que ele dá no lab.
    Parabéns a vc por ter ajudado os leigos a entender o que nosso amigo faz pro progresso da ciência.
    bjos leila

    ResponderExcluir
  5. Aqui saem elogios rasgados a todos os que se dedicam ao bem da humanidade. Trato de aprender tudo o que há de novo nas ciências humanas. Meu objetivo é a fisioterapia. Sou da familia da Anita, esposa do Léo,linda menina e maravilhoso rapaz, diga-se de passagem belíssimo casal. Beijos a eles lá na California.
    Até mais,
    Tio carlinhos.

    ResponderExcluir
  6. Léo, Parabéns!!!
    Espero que um dia a humanidade reconheça-o !!!Estou cansada de ver jogadores de futebol ganhando riquezas e prêmios por nada!!!
    Beijos, Izumi.

    ResponderExcluir
  7. Duduzão,
    Parabéns pelo blog e obrigado pelas palavras, meu irmão! Apesar da nossa distância geográfica, agora vou poder "escutar" com mais frequência seus sábios pensamentos que tanto me fazem refletir... Que a vida continue te tratando com o mesmo carinho e a mesma alegria que você a trata! Grande abraço e sigo torcendo pela sua recuperação: perseverança e equilíbrio.
    Saudades,
    Karamzão

    ResponderExcluir
  8. Estou mais uma vez chocado com tanta mistura de competência e humanidade num único ser humano.
    Me sinto orgulhoso e com a alma lavada tendo notícias como esta.
    Caramba, faz pouco tempo que te carregava no meu colo e... jump!!! Um salto muito, mas muito importante. Não o salto no escuro. Não o salto alto. Não o salto-assalto, como esse show obscuro e ridículo dos nossos políticos. Um salto... de qualidade de vida, de perspectiva de vida e de comprometimento de quem faz a diferença neste mundo cruel e lindo.
    Obrigado por voce existir e de eu ter gotas do seu sangue correndo na minha veia. PS: vê se descobre logo alguma coisa porra!!! rsrsrsrs. Bjs. KK

    ResponderExcluir
  9. Querido estou imensamente feliz por você pois sempre foi uma pessoa preocupada com a vida humana e nada mais justo escrever poucas mas grandiosas palavras de agradecimento por toda a dedicação de anos de estudo, de horas de sono perdidas, de diversão deixada de lado e do esforço grande que deve ter feito ao ter de se afastar de sua família para poder se dedicar em aprofundar seus conhecimentos para salvar vidas de muitas famílias angustiadas pelo sofrimento de seus entes queridos. Aí esta querido, para mim, o seu grande valor como se humano. E como pesquisador seu grande empenho em pesquisar mais e mais para a cura de um mal tão grande que aniquila a vida das pessoas que têm o cancer. Tenho certeza que sua dedicação para a cura é voltada para a dor que assola as pessoas doentes. Você é um ser humano epetacular e eu te admiro muito pela sua garra. Tenho muito orgulho de você. Que DEUS continue te abeçoando muito pois "são muitos os chamados, mas pouco os escolhidos" (passagem da biblia). Bjs Jenny

    ResponderExcluir
  10. Karamzão,

    Vou escrever mais sobre você e suas peripécias biológicas. Deu recorde de audiência no blog !! ;-)

    Brincadeiras a parte, essa é só uma demonstração do quanto vc é especial para todos. Dizem que atraimos os sentimentos que refletimos para o mundo, e vc é uma prova disso !

    Aliás, fiquei muito feliz em descobrir novos "karams" que fazem honra a tradição do nome.

    Bjo no coração, Dudu.

    ResponderExcluir