quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O aloha havaiano


Os havaianos dizem que Aloha não pode ser explicado. Para que você entenda o real significa disso que não é apenas uma palavra, é necessário sentir o Aloha.



No dicionário, Aloha tem dois significados principais. O primeiro define Aloha como um cumprimento. Ou seja, você pode dizer Aloha quando for falar ‘oi’ ou ‘tchau’. O segundo define Aloha como o verbo amar, adorar, e o substantivo amado, adorado. Ou seja, a palavra é usada sempre que se desejar expressar o amor.

Mais do que uma simples palavra, o Aloha é uma maneira de se viver o “Aloha Spirit”. Esse é um dos ensinamentos da cultura havaiana. As palavras em havaiano tem ‘mana’, que é uma influência espiritual.

A palavra Aloha vem de uma derivação de
A -AKAHAI, significa bondade,
L -LOKAHI, significa unidade,
O - OLU`OLU, significa agradável,
H - HA`AHA`A, significa humildade,
A - AHONUI, significa paciência.

O interessante é que o “Aloha Spirit” é tão importante que é uma lei, o “Aloha Spirit Law”.

No estatuto havaiano seção 5-7.5 a lei é reconhecida como a filosofia dos havaianos nativos. Então, da próxima vez que você disser Aloha, somente diga se realmente desejar tudo isso que a palavra significa.

As fotos a seguir são de uma havaiano, ex-surfista profissional, que hoje se dedica a fotografar a magia das ondas em uma camera que registra muitas fotos em apenas 1 segundo. Tive o privilégio de conhece-lo pessoalmente em um evento de Surf que aconteceu há 1 mês ... Abaixo uma pequena mostra de sua obra de arte.

ALOHA !





Nenhum comentário:

Postar um comentário