sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Casa de Pedra ... um lugar muito especial no ES


Esse cara sabe das coisas. Sabedoria realmente nao se aprende em faculdade.

Casa que visitei na minha viagem a Vitoria, e merece divulgacao como exemplo de valores e atitude.

Imagine viver numa casa sem televisão, tomar banho frio todos os dias e ainda por cima ver seu lar se transformar em atração turística. Pois foi exatamente isso que aconteceu com o artista Neusso, um capixaba que vive em Jacaraípe, na região metropolitana de Vitória.

A casa de Neusso, conhecida como "Casa de Pedra", foi erguida ao longo de anos. Amante da natureza e sem nenhuma formacao tecnica, Neusso foi construindo, pouco a pouco, a casa ecologicamente correta que se tornou uma referência inclusive entre as escolas da região, que organizam excursões com alunos.

As paredes e colunas foram erguidas com pedras da região, encaixadas uma a uma.

A casa em forma de chalé foi erguida seguindo o instinto. "Eu queria ficar perto da natureza e ela está aqui. Sinta a energia deste lugar". No chão, cacos de vidro e cerâmica são harmoniosamente dispostos formando mosaicos e mandalas. Nas janelas, pedaços de vidro.

"As pessoas me chamam de artista, mas eu sou um 'fazedor de coisas'. Olho para um toco e vejo a forma que está ali. Vejo um pedaço de madeira e imagino como aquilo pode se tornar um objeto útil", explica Neusso.

"Nenhuma árvore foi derrubada aqui. A casa se molda ao terreno e ao espaço. Essa pequena clareira já existia e a casa teve que se encaixar no espaço que a natureza determinou", conta.

"Rapaz, é impossível não se sentir energizado aqui. Imagine tomar banho vendo o mar e as estrelas", comenta entusiasmado o dono da casa, deixando claro que não sente falta de água quente no chuveiro. "Água fria é bom para a saúde".

"Minha arte é vida após a morte"

A única "modernidade" admitida pelo artista é a energia elétrica, utilizada apenas na iluminação e para ligar um aparelho de som. E para quem acha que é difícil viver assim, ele deixa uma reflexão: "As pessoas estão preocupadas demais em consumir, em possuir. Eu não tenho nada e preciso de muito pouco para viver. Esse pouco, tiro da natureza e do meu trabalho. E ganho muito em qualidade de vida", finaliza Neusso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário