sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Historias da Pedra da Gavea ... Mito ou Verdade ?


Simbolo da alma carioca, a Pedra da Gavea pode ser vista praticamente de qualquer ponto da zona zul do Rio. O maior bloco de Pedra a beira mar do planeta ! Ja tive o privilegio de voar alto em cima da Pedra contemplando um dos mais belos por do sol, quando ele se cai do lado poente, na barra. Mas muitas historias intrigam as supostas escritas e faces reveladas na Pedra ...











"Entre São Conrado e Barra da Tijuca uma grande montanha de pedra, com 842 metros de altitude, surge das águas do oceano Atlântico. Sua parte superior tem a forma de uma gávea, muito comum nas antigas caravelas. Daí o nome, dado pelos portugueses: "Pedra da Gávea". Um observador mais atento notará que esta parte superior da pedra, vista do Leblon, se assemelha a um sarcófago egípcio.

Além da face mais conhecida, voltada para o norte, há uma outra, inacabada, voltada para o sudeste. Por que não foi concluída? A semelhança entre ambas é algo de notável.


















Há muitas inscrições que aparentemente não poderiam ter sido feitas pela natureza. A origem dessas inscrições tem sido motivo de discussões por anos e anos, mas parece não haver um maior interesse em esclarecer a verdade.

Os fenícios estiveram aqui

Há quem garanta ser a Pedra da Gávea o túmulo de um Rei Fenício. As inscrições na Pedra, seu formato e as faces esculpidas dão força a esta teoria.

LAABHTEJ BAR RIZDAB NAISNEOF RUZT

Alguns sinais da Pedra da Gávea chamaram a atenção do Imperador D. Pedro I, embora existam documentos da época do descobrimento que já faziam referência a estes sinais.

Em 1963 o arqueologista e professor Bernardo A. Silva traduziu as inscrições:
LAABHTEJ BAR RIZDAB NAISINEOF RUZT

Lidas de trás para a frente: TZUR FOENISIAN BADZIR RAB JETHBAAL (Tyro Phoenicia, Badezir primogênito de Jethbaal)

Em 856 AC Badezir assumiu o lugar de seu pai no trono real de TYRO.
Poderia ser a Pedra da Gávea um túmulo fenício? Sítios fenícios foram encontrados em outros pontos do Brasil, o que confirma que eles estiveram por aqui.
Notas Importantes:
- Dizem que a Pedra da Gavea é como o corpo de uma esifenge (rosto de humano e corpo de de um animal deitado). Alguns estudiosos afirmam que o Pão de Açucar seriam os seus pés.
- Existe uma gruta na Pedra da Gávea, na parte onde o Maciço toca o mar, onde supostamente existiria uma ventilação com uma escadaria interna. Existe uma historia de que 2 mergulhadores que faziam caça submarina, ao encontrarem esta gruta, decidiram entrar e subir a escadaria. Depois, a única coisa que se lembram é de perderem os sentidos e acordarem no topo da Pedra ...
- Uma expedição de escaladores ao explorarem a face oeste, encontraram na "orelha" uma gruta que leva a uma estreita caverna interna que leva até o outro lado da Pedra ...

O mistério continua.

Enquanto não aparecem novas evidências, a face de Badezir continuará a observar a maravilhosa paisagem do Rio de Janeiro e a guardar seus segredos pela eternidade.

Um comentário:

  1. Ai em Abril 2011 vou dar uma olhada de perto e deixo o recado que acho a respeito .
    O que seja vai ter bom gosto la na casa do chapeu que lugar lindo

    ResponderExcluir