quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Quanto vale um sorriso ?


21 de janeiro de 2010. Inicio do ano, momento de refletir e renovar. Se dezembro eh o mes das reflexoes, janeiro eh o mes das promessas. Emagrecer, mudar de emprego, casar, ter filhos, aprender um instrumento musical, estudar, viajar. Sonhos que se transformam em planos diferentes. Alguns mais simples como um novo corte de cabelo, outros mais complexos como o planejamento de uma estada no exterior. Mas todos valiosos e importantes para nosso crescimento e evolucao. Acredito que em cada ano o universo reserva um plano para cada um de nos. Entretanto, com o livre arbitrio, podemos seguir multiplos caminhos e materializar este plano em diferentes formas ...

No passado, muitos filmes descreveram 2010 como um ano catastrofico. Pura ficcao ? Talvez ... Abro o jornal. Na capa, algumas noticias me fazem refletir ... " madrugada de temporais leva caos e morte em SP", "novo terremoto dificulta acoes de socorro no Haiti", "Bairro do Flamengo tem madrugada de tiro e perseguicao", "Leitora mostra possivel foco de mosquito da dengue", "emprego tem pior resultado em 6 anos", "Ja surgem os primeiros casais no Big Brother 10" ...

Meu Deus, santa realidade ... Sera que a profecia esta se concretizando ? Prefiro pensar que estou assinando o jornal errado. Deve ser sensacionalismo barato dos editoriais em busca de uma tiragem recorde. A tragedia eh a maior audiencia das massas.

Se aqueles filmes foram a traducao da fantasia de alguns escritores, a verdade eh que sua imaginacao nao estava de toda errada ... Lembro da tragedia em Angra dos Reis nos primeiros minutos do ano ... Sera que os deuses estao tentando nos enviar um aviso ? Lembro do caso Bateau Mouche em 1988 ... Ou sera que o aviso ja nos foi dado, e estamos agora pagando o preco de anos de negligencia com o nosso planeta ?

Salvas raras excecoes, vivemos em um mundo hostil, egoista e de valores tragicamente invertidos ... Eh preciso uma tragedia para mobilizar o mundo ... Eh necessario morrer pessoas para fazer nascer a solidariedade, a compaixao, a espiritualidade de alguns. Mas nos esquecemos muito rapido de tudo.

Vivemos o dia da maneira errada. A maioria preza a forma, buscando capital e corpos esculturais, mas poucos estao preocupados com o conteudo, visando o espiritual e bem-estar. Olhamos para nosso umbigo, mas estamos insensiveis a dor alheia do dia a dia. Como a fome que esbarra os vidros dos nossos carros pelos sinais ... Somente grandes calamidades nos fazem chocar. Sim, esta eh realmente uma mensagem dos deuses. O universo esta nos devolvendo a mesma atencao (ou desatencao) que tivemos com ele.

Por onde andarao os herois em quadrinho que tanto li na infancia ? Os gibis foram trocados pela internet ... O jornaleiro ja nao recebe visita das criancas ... As relacoes sociais estao se transformando em meros teclados virtuais. Convites de aniversarios sao feitos pelo orkut. As criancas de hoje nao leem mais fabulas como Pinoquio ou Patinho Feio ... A historia da vez se chama Crepusculo. Como bem definiu um amigo, semelhante ao Programa "Malhacao" com presenca de Vampiros. Devo estar mesmo muito caxias ...

Ja se foi o tempo em que as maes diziam para nao aceitar balas de estranhos. Agora, o conselho eh nao abrir email de desconhecidos. Ao inves de olho magico, instalamos anti-virus e parental control nos computadores de casa. O mundo esta dentro de casa, mas nossa casa ja nao faz mais parte deste mundo.

Antigamente, nao existiam celulares ou computadores e sempre viviamos bem. O problema nao eh a evolucao da tecnologia, mas a maneira de lidar com ela. No passado, tinhamos que ligar para o telefone fixo de nossos amigos e marcar um local e horario na praia ... Hoje, nao combinamos mais nada, e dificilmente conhecemos a familia de nossos amigos ... Certa vez um amigo me contou que desligava seu celular apos o trabalho. Nao queria ficar conectado a todo instante no email, e sabiamente me disse: "eu quero usar a tecnologia, nao quero que ela me use" ...

Mudar eh necessario. Precisamos criar um novo provedor de conexao mundial para acessar a emocao. Me pergunto quanto vale um sorriso. Quanto vale compartilhar uma piada e rir com os amigos ? Ao vivo, sem interferencia da tecnologia, olho no olho ... Rir sem "kkkkkkk". Rir de verdade, ate doer a barriga. Gargalhar na frente de todo mundo, sem vergonha.

Deveriamos criar o dia mundial da gargalhada. Deveriamos criar a faculdade do palhaco. Registra-lo como uma profissao extinta. Um jornal nao deveria mais ser dividido em assuntos como economia, sociedade, politica etc ... As secoes deveriam ser divididas por emocao: secao tristeza, secao alegria, secao medo etc. E deveriam existir cotas de espaco definidas previamente para cada uma delas. Assim assuntos como politica e economia competiriam na secao vergonha. Noticias de violencia urbana estariam mais ligadas a secao medo. E os editores teriam a obrigacao de escrever alguma coisa na secao alegria. Do contrario, teriam uma pagina em branco neste item ... Apenas mera publicidade.

Seria mais facil para mensurar quantos sentimentos negativos estamos gerando e absorvendo diariamente ... Assistimos 24 horas de atualizacoes sobre uma calamidade ate que venha a proxima intemperie. Dai nos esquecemos da primeira ate que venha a tragedia seguinte, e o ciclo se reinicia. Ou entao, somos bombardeados por noticias inuteis, como se casamento de Big Brother fosse relevante. Dificil manter a TV ligada ... Mas feliz ou infelizmente, este nao eh um privilegio atual , a letra de 1985 dos Titas ja dizia "a televisao me deixou burro, muito burro demais".

Que consigamos fornecer uma pouco mais de inteligencia humana util para nossas criancas. Que consigamos criar lacos de sentimentos verdadeiros necessarios como os alicerces para a construcao de um mundo melhor.

Parafraseando o mestre Herbet Vianna, "Que o mundo mude. Que eu me acalme".

E que assim seja ... Amem !

PS1 - O pe sujo desta foto nao eh meu ...
PS2 - O bebezinho tb nao eh meu filho, embora seja muito bonito ;-)

(By Dudu Guedes)

3 comentários:

  1. Lindo e profundo texto. Vc escreve muitíssimo bem! Mas se pensarmos bem, a tecnologia tem lá suas vantagens... Ao menos agora já sabemos onde poderemos nos encontrar... :)! Com certeza passarei a te visitar com frequência! Beijão, Carol

    ResponderExcluir
  2. Poxa Edu, visitar o seu blog é muito bom pra perceber que ainda existem "caxias", e que não somos os únicos a perceber a subvalorização dos sentimentos humanos.
    Cuide-se, Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Eduardo este é um texto muito sábio de fato!

    E pq os pés sujos não poderiam ser o seus?

    E o bebÊ, não poderia ser vc? Afinal quem escolheu a foto? Assim como a comunicação virtual, onde tudo se pensa antes de escrever, onde escolhemos a foto que queremos mostrar ao mundo....os sapatos "sociais", as vezes escondem os "pés sujos" da brincadeira de momentos antes ...

    Luciana

    ResponderExcluir