quarta-feira, 8 de abril de 2020

A alma nao envelhece


Texto por Dudu Guedes


Ela tem mais de 100 anos. As rugas revelam o quanto ja viveu, mas tb escondem a beleza da sua alma juvenil. "So preciso de um namorado", me confidenciou em tom de brincadeira. 

As pernas ja nao tem mais forcas para acompanhar a velocidade dos seus pensamentos. Mas suas mãos ainda tem as habilidades de uma artesa. Em cima da cama, 4 casacos de lã evidenciam o seu dom. Sua lucidez impressiona. Nao somente pela sua mente sã, mas pelo seu bom humor e sensibilidade. 

Dona alzira eh uma guerreira. Daquelas que permanecem no front da batalha sem abandonar a guerra. "So vou embora depois de ver meu bisneto", garante. Amem. Minha avó é mesmo uma figura muito especial. 

Confesso que nunca lidei bem com a morte. Creio que nenhum de nos, especialmente ocidentais. Desde criancas, estamos presos a materia como se o mais importante da vida fossem nossos carros, cartões de visitas (termos em ingles e com muitas abreviacoes sao garantias de impressionar o publico mais raso) ou forma do corpo. Sem hipocrisia, claro: ter dinheiro, sucesso profissional ou ainda estar bem cuidado realmente não tem nada demais. O problema é quando a matéria ganha uma dimensão maior do que ela é e comanda o show da vida. Nao penso que deva ser assim. 

Uma embalagem não define o seu conteúdo, ainda que profissionais de marketing tentem sempre te convencer do contrário (nao acredite neles). Mas uma regra é consenso neste mundo: cuidado para a promessa da embalagem não esvaziar o produto e frustrar a expectativa na entrega do conteúdo. Na vida também é assim. 

"Para saber como uma mulher será no casamento basta ver o jeito como ela trata os próprios pais" me aconselhou. Minha vó Alzira não é dona daquela marca de bolos que ficou famosa no Rio de Janeiro. Mas é uma aula de sabedoria

A vida eh um sopro. Hoje foi um daqueles dias dificeis, pesados, mas tambem carregado de reflexao. A jornada da vida é um grande mistério do qual conhecemos muito pouco ou quase nada. Como uma teia de linhas entrelacadas, as conexoes da vida se revelam através dos gestos mais simples e humildes do amor. Obrigado pelo privilégio da sua companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário