quarta-feira, 8 de abril de 2020

Mantenha a louça limpa




Texto por Dudu Guedes

Muitas vezes, sem nos dar conta, deixamos a louça na pia crescer. Pratos sujos, copos empilhados, talheres jogados. Começa no correria do café, se estende no cansaço do jantar e às vezes chega até a preguiça do final de semana. Game over. Passou uma semana inteira e você ganhou nota 10 na matéria da procrastinação. É bem verdade que a rotina por vezes nos atrapalha, mas 3 minutos não irão mudar o seu dia.

Uma vez me explicaram que Feng Shui tem menos a ver com a cama apontada para o norte e mais com organização e limpeza necessárias para a energia circular naquele ambiente. Sem que fosse preciso verbalizar, meus pais sempre ensinaram com suas atitudes a importância de limpar a louça após as refeições. Confesso que só aprendi depois de velho, quando a maturidade me fez ajustar o olhar com lentes de aprendiz. E por vezes, hoje em dia ainda erro a lição. É necessário cultivar diariamente disciplina e ação.

O problema é quando a pia não fica na cozinha mas dentro de nossas emoções mais íntimas. Assuntos mal resolvidos, expectativas não alinhadas, medo de mudança ou simplesmente assistir a vida passar na janela não ajudam a manter a casa arrumada e so aumentam a bagunça interna. 

Em algum momento, a conta vai chegar com juros e correções monetárias. E para quitar esta dívida, não tem como negociar parcelamento em banco ou conseguir empréstimos. Não se trata de finanças. Não é matemática ou razão. É uma luta interna de você contra você mesmo. Um eu do presente que desafia o eu do passado. Um ringue sem platéia, sem juiz e sem marcação de rounds. 

Vale chute, soco e pontapé. Mas é melhor você acolher o adversário, pois se bater muito forte também irá acertar a si próprio e, se tentar fugir, ele vai te alcançar. Ele existe como a sua sombra e, de alguma forma, sempre estará ali, mas você não precisa viver em função dele. Melhor acolher o seu eu do passado e aceitar a mudança. Ele serve para explicar como você chegou até aqui, mas não precisa representar o seu futuro. Trate-o com amorosidade e coloque ele de volta na sua máquina do tempo. 

A meditação ja ensinou a olhar a vida como observadores e aceitar que os pensamentos são intrusivos e, portanto, é inútil tentar controla-los. Mas não é necessário sentar em posição de buda para de alguma forma levar os ensinamento desta técnica milenar para a sua vida. 

Seja como for, cultive pensamentos elevados, mantenha bons habitos, seja feliz e, como ja dizia meus pais, mantenha a louça sempre limpa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário